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Como uma boa relação com acionistas pode alavancar seu negócio?

em Tecnologia
quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

É sempre um desafio para empresários construir um relacionamento mais próximo e transparente com seus investidores. Muitas vezes a falta de experiência e de orientações sobre boas práticas inibe a interação saudável e a construção de confiança que nutre uma boa relação.

De acordo com Patricia Stille, CEO da beegin – plataforma de investimentos em empresas privadas –, se aproximar de seus acionistas pode ser algo muito estratégico, especialmente se forem investidores profissionais e/ou fundos de investimento. Enquanto stakeholders, eles estarão sempre alinhados com o sucesso da companhia e certamente poderão ir muito além ao se sentirem parte do negócio, abrindo novas portas e ajudando a criar oportunidades de crescimento.

Para conquistar mais proximidade, a executiva lista três dicas sobre o que normalmente aqueles que investem em participações de empresas desejam saber:

1) Desperte senso de pertencimento
O contato próximo e fácil permite estreitar a relação e faz com que o investidor se sinta parte do negócio. Isso pode aumentar as possibilidades de surgirem novas conexões como, por exemplo, uma introdução para um novo grupo de clientes que pode gerar valor para a companhia.

2) Invista em uma boa comunicação
Reports e atualizações periódicas mostram uma empresa que tem maturidade para praticar uma boa governança. Ao deixar os acionistas a par do desempenho, fatos relevantes e updates da empresa, cria-se espaço para potenciais contribuições dos investidores no negócio. Além de ser a maneira correta de manter a relação, essa postura pode ajudar no futuro, diante de novas captações, por exemplo.

3) Pratique sempre a transparência
Um dos principais pilares na relação empresário – investidor é a transparência, em todos os aspectos. Assegurar que as informações-chave chegarão às partes interessadas, e permitir o fácil acesso aos dados da companhia, é fundamental. Isso ajuda a reforçar confiança e aumenta o engajamento dos stakeholders no negócio.

Outros itens que facilitam a aplicação de boas práticas dentro de uma empresa são propostas de investimento em rotinas que contribuam para o crescimento da empresa. “Receber recursos de investidores não se resume a fazer um pitch deck persuasivo e organizar uma rodada de captação pontual, trata-se de uma relação de longo prazo, em que o pós investimento pode ser muito estratégico e cheio de oportunidades. Por isso, é importante se dedicar para construir laços cada vez mais estreitos e reforçar sua credibilidade”, afirma Patricia. “Seus investidores estão apostando no sucesso do seu negócio e ficarão cada vez mais motivados a contribuir, participando dessa trajetória”, completa. Stille ainda sugere quatro instrumentos que podem facilitar boas práticas de mercado:

  1. Relatórios Periódicos: Mantenha seus acionistas informados com materiais que reflitam o desempenho da empresa, destacando os números relevantes e trazendo atualizações periódicas dos indicadores de performance operacional e financeira.
  2. Highlights Mensais: É interessante criar uma newsletter mensal com os principais acontecimentos do período. Isso irá engajar ainda mais os investidores, pois sempre estarão por dentro do que está acontecendo. Cite tanto os updates positivos quanto os negativos.
  3. Reuniões de Conselho: Formar um conselho organizado, composto por expertises complementares, e que possibilite discussões construtivas para o futuro da sua empresa é essencial. Uma dica é sempre enviar a pauta da reunião pelo menos 1 semana antes para que os membros possam refletir sobre potenciais inputs, e registrar ata incluindo os compromissos assumidos por cada participante.
  4. Governança Corporativa: Tente adotar padrões nos diferentes relatórios e arquivos enviados para possibilitar uma base de comparação dos seus resultados entre períodos, e o registro adequado do histórico da empresa. Além disso, invista em uma cultura de valorização dos ritos, mantendo a disciplina dos diferentes comitês e reuniões periódicas.