Nos últimos anos, o e-commerce tem se consolidado como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das empresas.
José Nilson Ferreira (*)
Não é à toa que dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2023, revelam que o faturamento desse segmento no país foi de R$185,7 bilhões. Em outras palavras, o comércio eletrônico segue em constante crescimento no país. Mas será que ele é a única alternativa para as empresas expandirem a sua atuação no mercado online? A resposta é simples: não. Conforme o mercado digital tem evoluído, as organizações precisam se atualizar e acompanhar outras estratégias presentes no mercado para ampliarem a sua visibilidade e contato com o público-alvo.
Para explicar melhor esse ponto, trago como exemplo, a experiência do cliente. Isso porque, ele tem um papel primordial para a lucratividade da companhia. Como forma de priorizá-lo, empresas precisam não só investir em uma plataforma de qualidade como também oferecer um atendimento ao cliente eficiente e personalizado. Hoje, empresas podem oferecer um site com ferramentas de chatbots, atendimento nos mais diferentes canais e, claro, um contato mais humanizado que ajude a conectar marca e cliente.
E, quando falamos sobre um atendimento mais personalizado, não podemos deixar de lado a importância de entender o comportamento do consumidor e o desempenho das ações implementadas pela empresa. Com o apoio de ferramentas como Google Analytics e as redes sociais, companhias são capazes de ajudar colaboradores a manterem suas métricas, entender como anda sua taxa de conversão, engajamento e, claro, qual tem sido o retorno sobre o valor investido nessas ações. Por meio disso, é possível recalcular a rota e maximizar resultados.
Outro ponto que precisa ser enfatizado é a importância de construir uma grande rede de parceiros. Colaborações entre startups, pequenas e grandes empresas podem gerar resultados relevantes e causar um maior impacto positivo para o mercado, gerando notoriedade e trazendo credibilidade para as marcas. Assim que empresas se conectam com parceiros que estejam alinhadas ao seu objetivo de crescimento, elas ganham a oportunidade de melhorar a sua eficiência operacional, expandir suas ofertas de produtos e consequentemente proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes.
Vale também investir em uma ótima organização da sua área de pós-venda, que esteja totalmente conectada com a sua operação. Uma ótima opção seria apostar em uma plataforma que te ajude a ficar por dentro de todos os pedidos da sua empresa. Dessa forma, será possível se prevenir contra imprevistos e melhorar processos internos, garantindo a felicidade do seu cliente.
Por fim, não podemos deixar de citar o impacto das redes sociais no trabalho do dia a dia. Afinal, quem não está presente nelas hoje em dia? Com isso, empresas conseguem se aproximar do seu público-alvo e fazer até mesmo parcerias com pessoas influentes no mercado que ajudem a ampliar a sua rede de relacionamentos e assim atingir novas audiências.
A expansão das atividades no mercado online é muito mais do que apenas um e-commerce. As empresas que buscam se atualizar no mercado e utilizar a tecnologia como aliada conseguirão crescer ainda mais, sem deixar o seu lado humano para o relacionamento com o cliente de lado. Ao implementar essas estratégias, é possível estar ainda mais bem posicionado no mercado e, então , se destacar diante da concorrência de forma qualitativa trazendo resultados significativos e duradouros a médio e longo prazo.
(*) Vice Presidente de Canais e Marketplace da MadeiraMadeira, principal plataforma online de móveis e decoração da América Latina.