Se há uma coisa que sabemos sobre internet empresarial, é isso: quanto mais confiável for sua conexão, de forma mais eficientemente você pode fazer seu trabalho e atender seus clientes.
Como grande parte da administração de uma empresa exige uma conexão confiável (comunicação com funcionários, acesso a documentos, transações, marketing e muito mais) garantir que você tenha largura de banda suficiente é fundamental.
Mas como você deve mensurar qual velocidade de internet ou nível de largura de banda é “suficiente” para o seu negócio?
Como a transmissão de dados na Internet é mensurada
Antes de entrarmos em como determinar a largura de banda da Internet que seu negócio precisa, vamos começar com como a Internet é medida.
Você pode em algum momento ter visto ou ouvido as siglas Kbps, Mbps e Gbps, certo? Elas representam kilobits por segundo, megabits por segundo e gigabits por segundo, respectivamente. Veja como essas medidas ficam em sua forma em bits:
- 1 Kbps (1.000 bits por segundo);
- 1 Mbps (1.000.000 bits por segundo);
- 1 Gbps (1.000.000.000 bits por segundo);
Embora as pessoas tendam a usar “velocidade” quando se referem aos recursos da Internet, na verdade você está comprando a largura de banda, ou seja, a quantidade de dados que podem ser processados de uma só vez.
Pense nisso como o número de faixas em uma estrada: quanto mais faixas (largura de banda) você tiver, mais tráfego potencial (dados) você poderá acomodar.
Quanta largura de banda sua empresa realmente precisa?
Aqui estão algumas opções comuns de largura de banda de Internet oferecidas pelas operadoras e o que elas suportam para que você possa ver como essas ofertas se alinham às suas necessidades:
- 100 Mbps. Ótimo para pequenas empresas com necessidades básicas de internet. Pense em e-mails simples e algumas chamadas de voz, alguma atividade leve de aplicativos em nuvem (ou seja, Google Suite com Google Docs) ou uso do Salesforce.
- 500 Mbps. Ótimo para escritórios de pequeno e médio porte com uso de internet média. Mais e-mails são enviados com anexos e as videochamadas simultâneas são mais comuns.
- 1 Gbps. Muitos dispositivos estão conectados à internet. Empresas maiores com mais funcionários realizando atividades com muita largura de banda (muitas videochamadas simultâneas, envio e recebimento de arquivos grandes por e-mail ou ambientes em nuvem e computação em nuvem regular).
Vale à pena ressaltar que além de ter a largura de banda necessária é preciso se atentar as questões de segurança que envolvem sua internet empresarial. Fazer configurações básicas no roteador, como alterar a senha padrão do WiFi de 192.168.1.254 ou 192.168.8.1, pode evitar acessos não autorizados.
É importante executar testes de velocidade e segurança regulamente para descobrir possíveis usuários desconhecidos que podem estar atrapalhando à eficiência da sua conexão.
Considere também sua atividade e necessidades agora, bem como as que você terá no futuro. Dessa forma, você não precisará fazer mais atualizações posteriormente à medida que suas necessidades aumentarem ou que falhas de segurança sejam descobertas.
Encontrando o fornecedor certo
Por fim, uma vez que você tenha uma ideia do plano de internet que pode dar melhor suporte ao seu escritório, você só precisa encontrar o ISP (Provedor de Serviços de Internet) que pode fornecer essa la
rgura de banda ao seu escritório.
Hoje, mais do que nunca é importante garantir que sua equipe possa se conectar com o que e quem precisar de forma rápida e eficaz.