O aumento das vendas através de plataformas de comércio eletrônico vem trazendo problemas aos vendedores, especialmente a dificuldade nas entregas, que são operações caras e complexas, com alguma frequência gerando insatisfação entre os compradores.
Vivaldo José Breternitz (*)
Agora, a Amazon, talvez a maior plataforma de comércio eletrônico de todo o mundo, está oferecendo dinheiro aos compradores para que retirem as compras, em uma tentativa de superar os problemas de entrega.
Vários assinantes do Amazon Prime – aqueles que pagam uma assinatura para ter, entre outras coisas, fretes grátis – receberam e-mails oferecendo US$ 10 para retirar os pedidos de valores a partir de US$ 25 em pontos de coleta como as lojas Amazon Fresh, Whole Foods e Kohl’s, uma cadeia de lojas de departamentos que desde 2019 mantém uma parceria com a Amazon para receber devoluções de produtos comprados por clientes desta.
Nos últimos meses, a Amazon fez alterações em suas regras de entrega e devolução devido ao aumento dos custos. Isso inclui aumentar o preço da assinatura anual Prime de US$ 20 para US$ 139, cobrar uma taxa de entrega de até US$ 10 em pedidos de supermercado de valores menores que US$ 150 e cobrar uma taxa de US$ 1 em algumas devoluções feitas via UPS.
Clientes Prime tem ido às redes sociais para reclamar dessas mudanças – A Amazon não se manifestou a respeito dessas críticas.
Além da gigante do comércio eletrônico, outros grandes varejistas, como Zara, Abercrombie and Fitch e Foot Locker, estão repensando as opções de frete grátis.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.