248 views 4 mins

Cinco razões por que investir em um aplicativo para seu negócio

em Tecnologia
terça-feira, 01 de dezembro de 2020

Cada vez mais populares, os smartphones acabaram impulsionando o crescimento do mercado de aplicativos móveis.

De acordo com dados do relatório Global App Trends de 2019, divulgado pela Adjust, o Brasil é o segundo maior mercado de apps do mundo. São mais de 2 milhões de apps nas lojas, tanto para iOS quanto para Android. Mas será que vale a pena investir em um aplicativo para seu negócio?

De acordo com Denis Brown, diretor da Progiro, empresa de trade marketing e tecnologia que faz parte do Grupo ECI, há uns cinco ou seis anos houve uma explosão nesse mercado. Muitas empresas queriam ter seu próprio aplicativo, mas sem trazer algum diferencial ou funcionalidade que despertasse interesse no download e, que mantivesse os usuários engajados e utilizando o sistema.

No entanto, os aplicativos mais utilizados e com maior engajamento são os que foram desenvolvidos com o objetivo de entreter, facilitar e melhorar a vida de seus usuários. “Essas devem ser as premissas iniciais para uma empresa começar a pensar nessa solução mobile e a todo tempo na etapa de brainstorm é necessário que a dinâmica considerada no app responda à pergunta: “O sistema fará a diferença e é interessante ao ponto do usuário comprometer a memória do celular para baixa-lo? ”, diz Brown.

Do ponto de vista do negócio, Brown lista cinco vantagens que a criação de um aplicativo pode trazer:

  1. Maior envolvimento e conhecimento do perfil e comportamento dos usuários
    A praticidade dos aplicativos permite uma maior proximidade e envolvimento dos clientes com as empresas ou até de funcionários com as empresas (no caso e aplicativos para uso interno), uma vez que o acesso é mais simples e rápido. Além disso, por meio dele é mais fácil monitorar o comportamento do usuário, e oferecer produtos, serviços e soluções mais atraentes a seu perfil.
  2. Mais agilidade e eficiência naquilo que o APP propõe
    Se o negócio for de vendas, por exemplo, o aplicativo já disponibiliza a cotação do frete, mostra a atualização do status de entrega, agiliza o preenchimento de cadastros digitais e permite a troca de mensagens com respostas mais rápidas.
  3. Melhoras nos processos ou etapas
    Um dos principais benefícios dos aplicativos é oferecer um maior controle dos processos, com acesso a informações e otimização nas operações de coleta e entrega dos produtos. Um bom aplicativo também precisa facilitar a rotina dos usuários, essa deve ser a base essencial da sua construção.
  4. Canal de comunicação direto
    Um bom aplicativo facilita a comunicação com o consumidor, pois oferece uma conexão e uma experiência superior aos dos sites. Além disso, possibilita o envio de notificações, por exemplo, que ajuda a aumentar a taxa de abertura do app atraindo o interesse dos clientes.
  5. Maior controle e acompanhamento de performance com relatórios e dashboard
    Outra vantagem de ter um aplicativo é que ele pode gerar automaticamente relatórios e dashboard para medição diária de performance. Além disso, o sistema também pode ser criado para facilitar algum processo interno da empresa, como controle de estoque, gestão financeira, organização das demandas, avaliação de colaboradores, ensino à distância etc.