227 views 40 secs

Chips e temperos têm algo em comum

em Tecnologia
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Atualmente, a maior parte dos chips, quer aqueles usados em nossos notebooks, quer aqueles utilizados em grandes computadores, tem uma fina camada isolante colocada ao redor dos cabos que conduzem eletricidade em seu interior.

Vivaldo José Breternitz (*)

A Ajinomoto japonesa produz mais de 90% de um dos componentes utilizados para fabricar esse isolante – essa Ajinomoto é aquela que produz um tempero realçador de sabor utilizado no preparo de nossas refeições.

Na década de 1990, a Ajinomoto descobriu que um subproduto do processo de fabricação do tempero podia ser utilizado para a produção do isolante e passou a dominar o mercado mundial desse material.

Agora, com a guerra dos chips que vem envolvendo principalmente Estados Unidos e China, esse país vem tentando desenvolver substitutos para o produto fabricado pela Ajinomoto, preocupado com a possibilidade de que venha a ser proibido de importar o material japonês.

É realmente curioso o fato de que um produto voltado ao preparo de comida tenha se tornado tão importante na indústria de chips.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].