A Wikipedia publicou no início de dezembro a lista dos 25 artigos mais visualizados em sua versão em língua inglesa.
Vivaldo José Breternitz (*)
Essa lista é um bom indicador acerca do que vem acontecendo na atualidade. Muita coisa não foi surpresa: estão na lista o filme da Barbie, Taylor Swift, celebridades que morreram jovens, como Matthew Perry e Lisa Marie Presley etc.
Mas o mais acessado, com quase 50 milhões de visualizações, foi o artigo sobre o ChatGPT, o chatbot desenvolvido pela OpenAI e lançado em novembro de 2022.
Além do ChatGPT há outros chatbots, como o Bard, do Google, Bing, da Microsoft e Ernie, da chinesa Baidu – os três primeiros foram analisados pelo portal CNET que considerou o ChatGPT o melhor, mas observou que todos estavam evoluindo.
O artigo sobre o ChatGPT na Wikipedia é complexo, com mais de 200 notas ao pé da página. Ele explica o que é e como funciona o chatbot, além de contar um pouco de sua história – o ChatGPT conseguiu mais de 100 milhões de usuários em seus primeiros três meses e agora tem 150 milhões.
Até meados de dezembro de 2023, a Wikipedia recebeu mais de 84 bilhões de visitas, considerando-se todas as suas versões; a vitória do ChatGPT é um progresso em relação a 2022, quando o artigo mais visualizado era o que falava de Jeffrey Dahmer, o assassino canibal que foi morto na prisão em 1994.
As 55 milhões de visualizações do artigo sobre Dahmer deveram-se principalmente a “Monster”, uma série da Netflix sobre sua vida e crimes.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.