107 views 3 mins

Casas feitas sem tijolos ou blocos mantém elevada resistência

em Tecnologia
terça-feira, 01 de fevereiro de 2022

Com o aumento do custo dos materiais de construção e menor poder aquisitivo das famílias, a escolha por sistemas construtivos em EPS (poliestireno expandido, também conhecido como ‘isopor’) pode ajudar a realizar o sonho da casa própria de muitos brasileiros. Segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), há projeção de alta de 2% para o setor da construção civil em geral, caso haja expansão do PIB de 0,5% a 1%.

Ainda gerando curiosidade nas pessoas, as chamadas “casas de isopor”, como são popularmente conhecidas, já estão presentes em todo o Brasil, como nas cidades de Caraguatatuba, Engenheiro Coelho, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Pirassununga, São Carlos, São Bernardo do Campo e Vinhedo, no Estado de São Paulo, além do Rio de Janewiro e Alfenas, Cambuí, Varginha, no Estado de Minas.

“O projeto construído com o Monopainel é uma obra sustentável, sem desperdícios de materiais, como exemplo dos blocos quebrados durante a execução das instalações em obras convencionais. Além disso, proporciona redução aproximada de 30% nos custos finais da obra, sendo um terço mais rápida de se executar em comparação à alvenaria convencional.

As peças em EPS podem ser utilizadas em todas as etapas da obra e são capazes de substituir 100% dos blocos ou tijolos”, afirma Karen Peroni, Engenheira Civil do Grupo Isorecort. Aplicável desde a etapa da fundação até a execução da estrutura com o uso do sistema construtivo em painel monolítico, o EPS também pode estar presente em ambientes internos e externos da edificação, desde escadas e telhas até lajotas, fechamentos de shaft, forros e molduras.

“O EPS é também um material leve e resistente, que consegue suportar, dependendo da densidade, mais de 40 toneladas por m² quando submetido à compressão. Por ser um excelente isolante térmico, ele permite que os ambientes permaneçam frescos e arejados”, complementa a engenheira.

Solução bastante utilizada nos Estados Unidos e em países europeus e asiáticos, as construções em EPS estão conquistando cada vez mais profissionais da construção civil do Brasil. O Grupo Isorecort, que é especialista neste sistema construtivo, treina construtores que atuam em projetos residenciais e comerciais em todo o país.

“O material tem baixíssima absorção de umidade, evitando a proliferação de microrganismos e diminuindo o surgimento de infiltrações e o aparecimento de bolores, tão comuns nas casas de alvenaria”, destaca Karen. – Fonte e mais informações (www.isorecort.com.br).