359 views 2 mins

Big Data exige a criação de novas unidades de medida

em Tecnologia
quarta-feira, 30 de agosto de 2023

O Sistema Internacional de Unidades, SI, é o conjunto de unidades de medida resultante da evolução do sistema métrico. Foi criado em 1960, durante a Conferência Geral de Pesos e Medidas realizada na França.

Vivaldo José Breternitz (*)

As gigantescas quantidades de dados que vem sendo produzidas nesta era do Big Data exigiram a criação de duas novas expressões: depois do zettabyte (1021) e do yottabyte (1024), chegam agora o ronnabyte (1027) e o quettabyte (1030).

O mundo já produz zettabytes de dados a cada ano, esperando-se que na próxima década atingiremos a marca de um yottabyte por ano – aplicações como Internet das Coisas e outras passarão a gerar e a exigir o armazenamento e o processamento desses imensos volumes de dados.

Para simetria, no outro extremo da escala, dois novos prefixos também foram introduzidos para descrever quantidades extremamente pequenas: ‘ronto’ e ‘quecto’, que representam respectivamente 10-27e 10-30.

As novas expressões foram aprovadas em 2022 por representantes de governos de todo o mundo em mais uma Conferência Geral de Pesos e Medidas; é a primeira atualização do sistema desde 1991, quando foram incluídos o zetta e o yotta.

As alterações do sistema foram propostas pelo metrologista Richard Brown, do Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, que observou estarem começando a circular nomes informais para expressar essas quantidades, como hellabyte e brontobyte, com os prefixos hella e bronto sendo utilizado para outras finalidades, o que poderia gerar confusões.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FASTEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.