64 views 3 mins

Às vezes, treinamento e disciplina são mais eficazes que tecnologia

em Tecnologia
quinta-feira, 05 de dezembro de 2024

Temos visto com frequência pessoas deslumbradas pela tecnologia simplesmente repudiarem tudo aquilo que não tem embutido a última palavra em termos de ciência e tecnologia.

Vivaldo José Breternitz (*)

Na área de segurança pública, uma das coisas menos “tecnológicas” é o policiamento a cavalo. No entanto, sua eficácia é comprovada pela existência de unidades dessa espécie em países extremamente desenvolvidos – talvez a mais conhecida delas seja a Royal Canadian Mounted Police, a Polícia Montada Canadense, pela qual os cidadãos daquele país têm verdadeira devoção e cujas origens remontam a 1868; outras como o Mounted Branch (1873) da Polícia de Londres também são muito tradicionais.

Tradições e curiosidades à parte, a existência de unidades montadas é plenamente justificada, pois sua atuação em locais de grande concentração de pessoas é altamente eficaz, em face das vantagens proporcionadas pelo emprego do cavalo. O homem a pé se dilui no meio da multidão e só tem condições de ver e atender aqueles que estão mais próximos, havendo necessidade de saturação da área a ser patrulhada para sua maior efetividade.

Por outro lado, a utilização de viaturas nesses locais é prejudicada pelas vias quase sempre congestionadas, e pelo fato de que o campo de visão de seus ocupantes é restrito.

No estado de São Paulo, a Polícia Militar mantém o Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, cujas origens remontam a 1831; além das funções policiais, o Regimento desenvolve atividades ligadas à equoterapia, um método que utiliza o cavalo como principal recurso terapêutico, visando o desenvolvimento e reabilitação de pessoas portadoras de deficiências ou necessidades especiais.

Recentemente, participando da comemoração do aniversário do Regimento, pudemos assistir ao Carrossel, uma exibição da tropa em que fica evidente seu alto nível de treinamento e disciplina.

O Carrossel é uma das heranças deixadas pela Missão Militar Francesa que esteve instruindo a então Força Pública do Estado de São Paulo no início do século XX; é um conjunto de evoluções hípicas realizadas com o acompanhamento de um arranjo musical próprio, sendo um herdeiro dos torneios medievais de cavalaria e uma das manifestações mais prestigiosas da grande tradição equestre francesa.

Como dizem os cavalarianos, “sempre haverá uma cavalaria”!

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].