A análise, baseada em dados de anúncios de empresas como AdColony, Fyber, Liftoff, Singular e Vungle, mostram as primeiras impressões no impacto do iOS 14.5
A Liftoff, plataforma global de otimização de marketing de aplicativos mobile, e seus colegas membros da Post-IDFA Alliance divulgaram as descobertas iniciais sobre a atualização do sistema operacional iOS 14.5, revelando várias tendências surpreendentes e positivas para a indústria do marketing mobile. Os dados mostram uma alta taxa de aceitação do opt-in por parte dos consumidores e uma grande mudança nos investimentos com publicidade a favor do Android, além de outras descobertas importantes.
Os resultados são os primeiros de uma série de análises da aliança – uma coalizão de líderes de marketing que inclui AdColony, Fyber, Chartboost, InMobi, Vungle e Singular – detalhando o impacto do iOS 14.5 na indústria de publicidade. O relatório examina a adoção, taxas de aceitação de opt-in, custos de publicidade e investimentos em várias plataformas. Com base nos dados dos primeiros 14 dias após a atualização do iOS, a análise encontrou o seguinte:
Gastos com anúncios aumentam e profissionais passam a investir mais no Android.
Enquanto a indústria se adapta aos impactos do lançamento do iOS 14.5, os profissionais de marketing enfrentam incertezas, porém os investimentos em anúncios está aumentando ao invés de diminuir, principalmente quando falamos sobre o sistema da Google. Todos os membros da aliança registraram um grande crescimento em investimento no Android, após a atualização e grande mudança feita pelo iOS 14.5, variando entre 8,29% (Liftoff) e chegando a um crescimento de até 21% (Vungle).
Enquanto muitos profissionais de marketing diminuíram os gastos com iOS, após a atualização para a versão 14.5, a mudança parece ser relativamente pequena, variando de apenas 2,51% (AdColony) a 3,59% (Singular). A Vungle, por sua vez, relatou um acréscimo modesto nos investimentos com anúncios do iOS de 3,32%.
O novo cenário está levando os profissionais de marketing a fazer experiências com os investimentos e os dados comprovam isso. Ao observar essas mudanças do iOS para o Android em conjunto, o resultado líquido pode ser um crescimento no investimento geral com anúncios em todo o setor.
As taxas de adoção ao iOS 14.5 são surpreendentemente baixas
Nas duas semanas após seu lançamento, as taxas de adoção do iOS 14.5 variaram de 11,5% a 14,92%. Ainda é cedo, mas esta é uma baixa taxa de adoção até agora, em relação às atualizações anteriores do iOS – conforme o mercado cresce, a indústria terá uma maior percepção do verdadeiro impacto da atualização.
Taxas de aceitação de opt-in marcam 36,5% no iOS
Os novos recursos de privacidade do iOS 14.5 geraram muitas discussões na indústria de marketing mobile, com incerteza quanto ao impacto sobre os investimentos com publicidade e eficácia das campanhas. Um dos dados mais importantes para os profissionais e o indicador mais claro de perturbação do mercado, é a porcentagem de usuários que optam por compartilhar seu ID de dispositivo por meio do prompt App Tracking Transparency (ATT). Dependendo da fonte de dados, essas taxas de aceitação podem ser sinais altamente encorajadores para o setor.
De acordo com a AdColony, nas duas semanas após o lançamento do iOS 14.5, 36,5% dos usuários optaram por compartilhar o ID do dispositivo quando solicitado. A gama de taxas de aceitação relatada é vasta, com a Singular relatando apenas 16,8% dos usuários com permissão para que os aplicativos rastreiem os dados por completo. Além disso, 18,9% de seus usuários restringiram totalmente a opção “Permitir que aplicativos solicitem o rastreamento”, enquanto 64,28% negaram compartilhar a ID do dispositivo.
Embora dados adicionais sejam necessários para determinar se as taxas de aceitação estão mais alinhadas com os resultados de 36,5% da AdColony ou de 16,8% da Singular, nenhum dos números representa o pior cenário para uma indústria que está se preparando para turbulências.
Android registra um crescimento de até 32% em investimento de anúncios mobile. Consequência direta da atualização do iOS 14 e a mudança do IDFA do sistema da Apple.
Queda de CPMs no iOS – pelo menos por enquanto
Os custos de impressão no iOS 14.5 caíram, com o custo por mil impressões (CPMs) mostrando um declínio, variando de 2,4% (Liftoff) a 8,73% (AdColony). Os líderes do setor esperavam um declínio inicial, e também esperam que seja temporário. Os parceiros da Alliance preveem que os CPMs aumentarão constantemente com o tempo, conforme mais usuários adotem o iOS 14.5 e os profissionais de marketing se sintam mais confiantes com o desempenho dos anúncios.