244 views 2 mins

Amazon força volta ao escritório

em Tecnologia
quinta-feira, 27 de julho de 2023

Confirmando o movimento de volta ao escritório, a Bloomberg informou que mais funcionários da Amazon serão obrigados a voltar ao trabalho presencial ao menos três dias por semana.

Vivaldo José Breternitz (*)

Dentre esses estão funcionários que foram contratados para trabalhar remotamente após o início da pandemia e outros que migraram para essa modalidade durante a mesma.

Confirmando a notícia, o Wall Street Journal disse que esses funcionários terão alguma flexibilidade acerca do local onde trabalharão presencialmente, incluindo a sede da empresa em Seattle, além de Nova York, São Francisco e possivelmente outras localidades.

As decisões finais sobre quem deve voltar ao escritório e onde, serão tomadas a nível departamental.

Um representante da Amazon informou à Bloomberg que a empresa observa “mais energia, colaboração e conexões acontecendo” desde que começou o movimento de volta ao trabalho presencial, que o CEO Andy Jassy anunciou em fevereiro, logo depois do início do processo demissões em massa que começou no final de 2022, afetando cerca de 27 mil funcionários.

Muitos funcionários tem se manifestado contra essas medidas; centenas de trabalhadores fizeram uma paralisação em maio, protestando contra a política de retorno ao escritório e contra posturas da empresa que dizem agredir o meio ambiente.

No Brasil, pesquisa da FGV divulgada no início de março aponta tendência de queda do número de pessoas atuando na modalidade home office.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.