A FAA (Federal Aviation Administration), órgão do governo americano com funções similares às da nossa ANAC, informa que chegou a um acordo com as operadoras de telefonia celular AT&T e a Verizon acerca da implantação de redes 5G Banda C ao redor dos aeroportos.
Vivaldo José Breternitz (*)
O acordo indica o fim de uma disputa de meses envolvendo a FAA, companhias aéreas e as operadoras, que retardaram a implantação por algumas semanas em função das preocupações com as interferências que seus serviços poderiam causar nos sistemas e eletrônicos das aeronaves, especialmente por serem as frequências da banda C próximas às usadas pelos altímetros.
No início deste ano, a Boeing e a Airbus, além de companhias aéreas como Delta, United e Southwest, disseram ao governo federal que as redes poderiam afetar os instrumentos de seus aviões e gerar eventos “catastróficos”.
Agora, a FAA diz que foi estabelecido um plano cujas etapas permitirão que aeronaves usem com segurança os principais aeroportos e que o serviço 5G seja implementado mais próximo destes.
De acordo com a FAA, as operadoras forneceram informações mais precisas sobre a localização de suas antenas 5G e apoiaram uma análise mais profunda acerca de como os sinais da Banda C interagem com os instrumentos sensíveis das aeronaves. Com isso, foi possível mapear as áreas ao redor dos aeroportos onde os sinais 5G sofrerão restrições, diminuindo as áreas onde as operadoras não poderão, ao menos por enquanto, instalar antenas – normalmente essas áreas compreendem um raio de duas milhas das pistas.
Os envolvidos disseram também que pretendem continuar estudando o assunto, levando em conta outros aspectos, como os helicópteros, por exemplo, que operam em pontos onde 5G Banda C vem sendo instalada rapidamente.
(*)É Doutor em Ciências pela USP, é consultor de empresas.