Segundo o site Reclame Aqui, nos oito primeiros meses de 2021, as queixas relacionadas a transações online passaram de 3,2 milhões, estando entre as categorias com mais reclamações e abrangendo lojas virtuais, bancos, delivery e meios de pagamento.
A segurança digital se insere nesse cenário, representando um aspecto fundamental de uma boa experiência de compra. Portanto, preparar um e-commerce para a Semana do Consumidor, vai muito além de estar com o estoque em dia e oferecer descontos. “Em períodos com alta demanda no comércio eletrônico, as empresas devem estar atentas a uma série de cuidados, para que seus clientes não sofram com situações desagradáveis, como a atuação de fraudadores.
Oferecer segurança é fundamental para a reputação do negócio e há ferramentas confiáveis que proporcionam essa credibilidade”, afirma Ricardo Kudla, CEO da Colaborativa, empresa que criou uma interface multiplataforma, para integrar as informações a uma rede social, facilitando a navegação dos usuários e garantindo a segurança de dados. Ricardo elenca três cuidados que podem aumentar a segurança das transações em lojas virtuais e melhorar a experiência dos clientes:
- – Use links de pagamento – Os links de pagamento, especialmente para quem vende por rede social, podem ser fundamentais para estabelecer um protocolo de segurança, pois o checkout rápido é hospedado em um sistema que não fica no site da loja. Dessa forma, as chances de fraude são muito menores.
- – Certificados de Segurança – Esses certificados criam uma relação de confiança entre o negócio e seus consumidores. Um dos mais conhecidos é o SSL (Secure Socket Layer), que decodifica as informações e as protegem contra possíveis ataques.
- – Criptografia de dados – É um mecanismo que protege a troca de informações durante a compra, ou seja, a emissão e recepção de dados que ocorre entre o sistema da loja e o cliente. É necessário que a plataforma escolhida pelo e-commerce tenha recursos capazes de oferecer esse ambiente digital seguro, principalmente no momento de efetuar o pagamento.
“Temos visto uma série de ataques recentes ao comércio varejista que nos remete a uma evidente falta de segurança contra invasões. Por isso desenvolvemos uma plataforma onde o armazenamento de todas as informações é mantido dentro de servidores hospedados em nuvens, proporcionando segurança de ponta a ponta”, revela Kudla. – Fonte e mais informações: (www.colaborativa.com.br).