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Estratégias de trade marketing adotadas por varejistas são fundamentais no período de Natal, diz especialista

em Tecnologia
quarta-feira, 04 de dezembro de 2024

Com as festas de fim de ano chegando, varejistas de todo o Brasil preparam-se para as vendas de Natal e Ano Novo. Segundo Marcelo Ermini, professor de trade marketing da ESPM, o fim de ano é uma oportunidade única de impulsionar as vendas e atingir consumidores que muitas vezes terão a primeira experiência com a empresa. “Estratégias de trade marketing desenvolvidas pela indústria e pelas empresas varejistas têm papel fundamental nesse período, atuando como a ponte entre as duas partes. Lembre, venda perdida é venda perdida, e seu cliente de Natal só voltará ano que vem, se voltar.” 

Ermini lista alguns exemplos de estratégias que podem ser adotadas por empresas para o sucesso das vendas, são elas: displays, ativações, campanhas com de incentivo com os varejistas, definição da exposição de produtos, mobilização, filmes de motivação para as equipes comerciais, lojas decoradas, entre outras.

O professor da ESPM ainda explica que é crucial que marcas e varejos trabalhem em conjunto para oferecer uma experiência de compra “seamless”, tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce. “A jornada do consumidor não é mais linear e todas as iniciativas multicanal ou omnichannel precisam ser convergentes”, diz o professor de trade marketing da ESPM.

A integração entre os canais é essencial para garantir que o consumidor encontre os produtos desejados de forma fácil e rápida, independentemente de onde esteja. “O trade marketing pode auxiliar nesse processo, otimizando a exposição dos produtos, personalizando as ações de marketing e garantindo a disponibilidade dos itens mais procurados”, afirma Ermini.

Ao minimizar a fricção na jornada de compra, as empresas aumentam a satisfação do cliente e fidelizam seus consumidores. Por isso, é importante que tenha preparação, zelo com os detalhes, cuidado com pontos de contato – desde a vitrine, entrada da loja, corredores, exposição nos pontos naturais e pontos extras. 

(Fonte: Marcelo Ermini, professor de trade marketing da ESPM).