Por meio do Simples Nacional, as micro e pequenas empresas no Brasil têm um regime tributário que facilita o pagamento de impostos, mas é fundamental que tenham consciência das obrigações sistemáticas para manter a regularidade fiscal e garantir os benefícios desse sistema. Principalmente agora no fim do ano, é o momento em que as empresas […]
Eduardo Mitelman (*) Quando se fala em Inteligência Artificial (IA), o tema é rapidamente ligado às alterações que a ferramenta vai causar no dia a dia. O receio é ainda maior quando o assunto é trabalho. Um levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que 37% dos empregos no Brasil devem ser influenciados pela […]
Luiz Fernando Curcio (*) A escala 6×1, onde os funcionários trabalham seis dias e têm o sétimo dia de folga, é uma prática comum no Brasil, principalmente em setores que exigem operações contínuas, como indústria, comércio e serviços essenciais. No entanto, este padrão, embora comum, tem suscitado debates sobre o equilíbrio entre a vida pessoal […]
Márcia Abreu e Silvinei Toffanin (*) Ferramenta essencial para a gestão financeira e a governança corporativa por promover transparência e responsabilidade, a Auditoria Contábil é feita por meio do exame sistemático das demonstrações financeiras e registros contábeis das empresas. O objetivo principal é analisar se esses documentos realmente refletem a situação financeira e os resultados […]
Marcus Piombo (*) Estamos vendo a Geração Z reconduzir as normas do mercado, estabelecendo novas expectativas para as marcas. Portanto, para engajar esse público, é fundamental que as empresas adotem uma comunicação ágil, objetiva e personalizada. A geração em pauta busca interações autênticas, dando mais importância às experiências que vivem do que aos benefícios financeiros […]
Marcos Leite (*) O setor de energia está entre os mais promissores do país. O Brasil, com sua ampla matriz energética, que inclui desde usinas hidrelétricas até fontes renováveis e a abertura do mercado livre de energia, coloca-se no radar dos mercados com maior potencial de crescimento. Diante disso, torna-se essencial que o segmento invista […]
Com a chegada de novembro, as empresas intensificam os preparativos para a Black Friday, um momento estratégico para otimizar vendas e atrair novos clientes. No entanto, mais do que promoções, alguns diferenciais são essenciais para conquistar e fidelizar o público nos meses seguintes, aproveitando ao máximo o potencial dessa ação. A Black Friday 2024 deve […]
Jordano Rischter (*) Contratar profissionais do concorrente é uma prática bastante comum do mercado, motivado, muitas vezes, por captar alguém com menor curva adaptativa, conhecimento do mercado e ampla experiencia no setor. Essa é uma estratégia que possui seu ônus e bônus e, antes de tomar essa decisão, as empresas precisam ter claro em mente […]
Izaías Miguel (*) A regulamentação da reforma tributária está cada vez mais próxima e promete trazer mudanças significativas para a economia. Nos últimos meses, acompanhei diversos debates e audiências sobre o tema, que movimenta (e como movimenta) todos os setores da sociedade civil. Os impactos ocasionados pelo novo sistema devem ser notados tanto por consumidores […]
Eduardo Silva (*) A tradicional forma de escolha entre cara ou coroa na qual os competidores escolhem entre uma e outra face de uma moeda costuma decidir muita coisa importante e outras nem tanto na vida dos brasileiros. No caso do DREX, a moeda digital do Banco Central (BC) nem é necessário escolher entre um […]