Luca Milani (*) Condição climática favorável, geografia privilegiada e busca na economia na conta mensal são alguns dos fatores que vem contribuindo para que a energia solar esteja em um momento de enorme crescimento no Brasil. Segundo a Aneel, mais da metade da capacidade elétrica adicionada à matriz do país até agosto veio de fontes […]
A geração de consumidores nascidos entre 1946 e 1964, conhecida como baby boomers, tem importância ímpar no desempenho do varejo brasileiro. Com uma expectativa de vida mais longa, leais e com poder aquisitivo e estabilidade financeira, os boomers estão por trás da chamada “economia grisalha”. O relatório Consumer Insights 2023, da Kantar, mostra que em […]
O modelo de cozinhas escuras, ou cozinhas dedicadas exclusivamente ao delivery, tem se destacado como uma das melhores oportunidades de investimento no setor de alimentação. Com a mudança no comportamento dos consumidores e o avanço da tecnologia, esse formato se consolida como uma opção rentável e estratégica. A ATW Delivery Brands, líder do segmento no […]
Gabriel Sassi (*) e Rafael Sato (**) Imaginar uma empresa que não torne a IA como uma aliada estratégia é algo distante da nossa realidade. Afinal, mesmo passado o boom desta tecnologia no mercado, ainda vemos tendências crescentes desta aplicação perante o crescimento e destaque corporativo, especialmente, em termos de pesquisa e desenvolvimento de produtos […]
Entre as vagas com maior carência de talentos em plataformas de recrutamento como o Indeed, mais da metade estão ligadas à área de TI, desafio que deve afetar nove em cada dez organizações até 2026, segundo a IDC. A exemplo, 43% das posições para engenheiros de software na plataforma brasileira do Indeed permanecem abertas por […]
Mônica Ferreira (*) Em um mundo cada vez mais impulsionado por algoritmos, dados, Inteligência Artificial e inúmeras outras tecnologias, surge uma questão essencial: qual será o papel do líder de TI no futuro? Mais do que dominar as inovações tecnológicas, o profissional do amanhã precisará desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para liderar equipes, superar desafios […]
Após primeiro semestre de queda, setor deve buscar retomada a partir de julho, com foco em datas importantes como a Black Friday e o Natal Apesar das boas projeções traçadas para a indústria no começo do ano, o setor ainda não performou como o esperado. Dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada […]
O marketing educacional está em constante evolução, impulsionado pelas novas tecnologias e pelas demandas dos alunos e pais. Para 2024, algumas tendências se destacam e prometem transformar a maneira como as instituições de ensino atraem e convertem leads. Entre as principais, estão o uso crescente de tecnologia e automação no processo de geração de leads, […]
Vivaldo José Breternitz (*) Os celulares que quase todos usamos são chamados smartphones, expressão que pode ser traduzida como “telefones inteligentes”, por sua capacidade de acessar a internet e processar dados de forma muito semelhante à de um laptop. Em 2007 a Apple lançou o primeiro iPhone, que é considerado um marco fundamental na história […]