Grande parte dos gestores de empresas de todos os portes estão focados em traçar estratégias para o próximo período. Afinal é hora de desenhar as melhores rotas para atingir os objetivos traçados para a companhia. Estratégia e planejamento bem elaborados existem para a organização aumentar suas chances de sucesso, direcionando a jornada entre o ponto […]
Fabricio Tonegutti (*) Um estudo recente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) revelou que 69% das empresas concordam que a Inteligência Artificial (IA) se tornou prioridade na agenda de transformação digital para sua empresa em 2024. No entanto, a aplicação da IA vai muito além da experiência do consumidor e da otimização de […]
A Suse, líder global em soluções empresariais open source inovadoras, analisou os movimentos do setor e identificou três tendências que devem transformar o mercado de tecnologia em 2025. Com foco em inovação através de soluções de código aberto, resiliência digital e sustentabilidade, essas previsões refletem as necessidades crescentes das organizações em um cenário de transformação […]
Fernando Valente Pimentel (*) e Camila Zelezoglo (**) O recente lançamento da Liga de Descarbonização pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) marca um passo significativo no percurso do setor em sua jornada, cada vez mais enfática, rumo à produção e consumo sustentáveis. Tal movimento apresenta um cenário promissor para o futuro […]
A facilidade com números e o gosto pelos cálculos faz com que todos os anos centenas de estudantes ingressem no curso de Ciências Contábeis no Brasil. Dados divulgados em 2019 pelo Inep mostravam que o curso era o 4º mais procurado do país, com cerca de 362 mil matriculados. Além disso, em 2015, por exemplo, […]
UFSCar aposta na inovação e na aproximação com o setor industrial @O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), financiado pelo CNPq, tem sido bem-sucedido na missão de promover a aproximação entre a Universidade e o setor industrial, na avaliação de gestores e ex-bolsistas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Contemplada com […]
Renan Cardarello (*) Em um mercado altamente digitalizado, pode soar estranho uma empresa investir em estratégias de marketing fora deste contexto. Mas, apesar de estarmos constantemente conectados, estas ações offline, conhecidas como Mídia OOH (Out of Home), podem trazer inúmeros benefícios às marcas em termos de custo-benefício e alcance. Isso, desde que sejam devidamente planejadas, […]
Pedro Signorelli (*) Estamos em dezembro, o que representa oficialmente o final do ano, isso não há dúvidas. E mesmo se você tiver conseguido salvar 2024 ou não, tópico que eu já debati antes, você deve ter começado a pensar no planejamento para 2025. O ideal é que já tenha iniciado, mas independente de onde […]
Reposicionar uma marca vai além de uma decisão estratégica, refletindo a necessidade de acompanhar mudanças no mercado, atender às novas expectativas dos consumidores e alinhar a empresa a direções mais atuais. O rebranding, ou renovação da identidade da marca, desempenha um papel importante ao revitalizar negócios e reforçar sua relevância. Dados do relatório State of […]
Jorge Iglesias (*) O mercado financeiro segue em evolução, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças regulatórias e novas demandas dos clientes. Para 2025, espera-se que o setor continue sua trajetória de transformação, moldado por quatro tendências principais: Soluções de IA serão capazes de oferecer insights financeiros em tempo real, ajudando investidores a tomar decisões mais rápidas […]