Cássio Menezes (*) Com a chegada do fim do ano, diversas empresas enfrentam o desafio de avaliar o que deu certo e onde é preciso ajustar o rumo. Esse obstáculo pode ser ultrapassado através do balanço, uma das principais análises que devem ser feitas dentro das organizações. Essa prática considera indicadores como receitas, lucratividade, produtividade, […]
Marcelo Pinto (*) Assim como em outras áreas, a gestão de projetos desempenha um papel essencial nas organizações. Sua relevância cresce ainda mais no contexto do avanço da transformação digital, que exige das empresas mudanças na forma de operar e desenvolver estratégias. No entanto, mesmo diante dessa realidade, muitas companhias ainda não aplicam esse conceito […]
As newsletters deixaram de ser simples boletins informativos para se tornarem uma ponte estratégica entre marcas e seus públicos. Com conteúdos personalizados, promoções exclusivas e vantagens para assinantes, elas não apenas aumentam o engajamento, mas também ajudam a criar comunidades leais e atentas ao que as empresas têm a oferecer. De acordo com Fábio Jr. […]
Felipe Melo (*) Segundo dados da Fiesp, três em cada dez indústrias já sofreram algum tipo de ataque cibernético. Diante desse cenário, reforça-se a importância do investimento em cibersegurança por parte das organizações. Afinal, à medida que novas tecnologias surgem, aumentam também os riscos. No entanto, mesmo sendo um tema amplamente debatido, muitas organizações ainda […]
Igor Meireles (*) 2025 será o ano de um dos maiores desafios fiscais da história recente do Brasil. A Reforma Tributária finalmente sai do papel, prometendo simplificar o complexo sistema fiscal do país. No entanto, a transição será tudo menos simples. Empresas enfrentarão a coexistência de dois sistemas tributários durante sete anos, o que exigirá […]
Vendas complexas se referem normalmente a processos de vendas que envolvem produtos ou serviços de alto valor, decisões mais estratégicas, e um ciclo de compra mais longo e desafiador e são comuns em mercados B2B (business-to-business) e em indústrias que exigem soluções personalizadas, como consultoria, ou equipamentos de grande porte. Esse tipo de venda exige […]
André Barros (*) Ainda hoje, as empresas enfrentam diversos desafios no comércio exterior, como a complexidade regulatória, o grande volume de dados gerado pelas diversas transações de compras e vendas internacionais, a fragmentação dos processos e os riscos geopolíticos, que dificultam a tomada de decisões rápidas e precisas. Nesse contexto, a automação e a análise […]
Com o aprimoramento de tecnologias como o Gemini Advanced, apresentado pelo Google, a busca por voz está transformando a forma que fazemos pesquisas. A ferramenta, que agora integra inteligência artificial (IA) ao sistema Android, permite interações mais fluidas e naturais entre usuários e dispositivos. Com recursos como leitura de e-mails e descrição de vídeos, o […]
Tatiana Schuchovsky Reichmann (*) Não é de hoje que os noticiários e demais meios de comunicação têm abordado o tema da inflação e como ela impacta no cotidiano da população, com a alta dos preços. O aumento das taxas de juros, tendo a Selic como exemplo, também interfere diretamente no poder de compra dos brasileiros. […]
Luciana Zanini (*) “Sem ordem não há problema a ser resolvido. Porque o problema é exatamente construir uma ordem, ainda invisível, de uma desordem visível e imediata”. Rubem Alves, com essa frase, captura um dos desafios mais profundos enfrentados por líderes e estrategistas globais: como transformar o caos aparente em uma nova lógica, capaz de […]