Lucas Beda (*) O Natal é uma das épocas do ano mais importantes para o varejo. Com a popularização da Black Friday, cada vez mais consumidores ao redor do mundo estão aproveitando os descontos ofertados para adiantarem suas compras natalinas – em uma demanda que vem se potencializando com as facilidades proporcionadas pelos canais online. […]
No primeiro semestre deste ano, a rede 5G chegou oficialmente ao Brasil, começando por Brasília, que recebeu a tecnologia em julho. As vantagens da quinta geração de rede de internet móvel vão muito além de maior agilidade para navegação e transferência de dados. A tecnologia 5G gasta menos energia que as redes 4G atuais, suporta […]
O desenvolvimento econômico na América Latina tem sido impulsionado pelo surgimento de novos projetos e talentos em tecnologia que, combinados a empreendimentos visionários, multiplicaram em 18 vezes o volume de investimentos na região nos últimos três anos, alcançando U$15,7 milhões. No entanto, a recente desaceleração econômica global tem demonstrado que para que as empresas possam […]
Dale Tut (*) Três fortes tendências causaram grandes desafios para as indústrias em 2022: interrupção da cadeia de suprimentos, sustentabilidade e rotatividade de funcionários. Sem dúvida, esses desafios continuarão em 2023, mesmo que surgirem outros. Todos esses desafios, conhecidos ou não, oferecem oportunidades de inovação e transformação para empresas que aproveitam os avanços das tecnologias […]
Chargeback ou reversão de pagamentos se traduz na contestação de uma cobrança feita pelo titular do cartão de crédito ou débito. Há alguns motivos que levam o consumidor a acionar esse recurso, entre eles estão o não reconhecimento da compra por parte do titular do cartão, o fato de a transação não obedecer às regulamentações […]
O trabalho remoto veio para ficar. Pesquisa da Revelo, plataforma de recrutamento, aponta que 83,4% dos 537 profissionais de 35 empresas entrevistadas preferem esse modelo. E o setor de tecnologia é o que se adapta mais facilmente à proposta. É o caso da SysMap Solutions, empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços […]
O audiovisual foi um dos segmentos que mais cresceram desde o início da pandemia, segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC, o setor no Brasil deve crescer 4,7% até 2025 e 5% ao ano. Os vídeos estão presentes em todos os lugares e em grandes quantidades: não somente nas redes […]
As cidades interioranas do Brasil concentram um potencial de consumo de quase R$ 3,1 trilhões — cerca de 55% do total no país, segundo o estudo IPC Maps 2022. Não à toa, o interior vem sendo o alvo de empreendedores na hora de abrir negócios e franquias. Para 2023, a aposta nas pequenas cidades é […]
Mário Vasconcelos (*) O marketing digital é a área de atuação que busca promover empresas e produtos no ambiente on-line. Canais como páginas institucionais, redes sociais e e-mails fornecem a possibilidade de uma prospecção de público veloz e assertiva. Gigantes da tecnologia como o Google e a Meta — dona do Facebook e Instagram –, […]
Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Natal de 2022 deverá movimentar R$ 65 bilhões. Confirmada essa expectativa, o setor terá o primeiro aumento real de vendas (1,2% no faturamento, descontada a inflação) após dois anos de perdas na sua principal data comemorativa, sem, no entanto, igualar o volume de vendas de 2019, […]