Marcelo Salvo (*)
Todo empreendedor tem preocupações, todos os dias, 24 horas, porém, devemos evitar os medos que nos bloqueia.
O medo de não prosperar, de não entrar clientes no nosso estabelecimento, de não conseguir vender, do cliente nos trocar pela concorrência, do cliente não gostar dos nossos produtos ou serviços, medo de outras crises, medo de perder clientes.
Mas ele também pode os ajudar, ele funciona muito bem quando pensamos em agir de forma precipitada a uma situação.
O medo retrai a nossa capacidade intuitiva, criativa e inovadora, além de paralisar nosso crescimento.
Temos de eliminar esse sentimento acreditando em nós mesmos, fazendo nosso melhor, oferecendo para os clientes, boas experiências.
Saiba que o cliente compra o brilho do seu negócio, se você brilhar ele te compra.
O cliente compra o astral do ambiente, a proposta temática, ele compra o brilho nos olhos que você demonstra pelo seu negócio.
E esse brilho nos olhos, deve ser expandido para seus funcionários, todos aquele que junto com você, proporcionam a experiência de que falamos.
A Recepcionista, o manobrista, atendente, cozinheiro, caixa, garçom, vendedor, entregador, simplesmente todos.
Se você fizer seus produtos ou serviços brilharem por intermédio do valor percebido pelo cliente, a venda acontecerá mais fácil.
As pessoas compram pela emoção e por incrível que pareça, comprar o seu brilho, é mais fácil do que elas próprias gerarem esse brilho.
As pessoas vão para um restaurante ou pedem por delivery em casa, porque querem experimentar algo que alguém aprendeu a fazer e deve ser delicioso, elas não querem aprender, demanda tempo, e precisa gostar.
Compram a experiência de um professor, para explicar coisas que elas ainda desconhecem
Tudo para serem felizes mais rápido e também para simplificar suas vidas.
Não é fácil vender, não é fácil conquistar um cliente, mas com foco, determinação e persistência tudo vai acontecendo naturalmente.
Fazer a sua parte não é o suficiente, é preciso que todos façam com você o melhor, desde a comunicação que tem com os clientes, presencial ou on-line, até a qualidade do que se entrega.
Um dia fui dar treinamento de vendas em uma empresa pequena de estética e percebi que as pessoas estavam super felizes de estarem ali, mas a proprietária estava mais, havia trazido seu pai que investiu no seu sonho, ela anotava cada detalhe do treinamento em um caderno e fazia perguntas, estava super envolvida no negócio, queria que desse certo, seu corpo transpirava empolgação e nos olhos eu consegui ver tudo isso.
Antes de terminar o treinamento, quase no final, eu disse a ela, ”esse brilho nos seus olhos deve estar nos olhos de cada uma das pessoas da sua equipe, porque não basta gostar do que faz, tem que amar para que as coisas fluam, tem que transpirar, terá que fazer sentido todos os minutos gastos dentro do ambiente onde trabalha, fazer sentido para quem vende e para quem compra, então a partir de agora, a sua dedicação deve estar em fazer os olhos dessas pessoas brilharem como o seu”.
Use o medo a seu favor, mas não deixe que ele te use.
Bons negócios
(*) É – Membro dos Empreendedores Compulsivos, é diretor da Atitude Profissional Educação Corporativa. Com 30 anos de experiência em vendas é graduado em Administração e Artes Cênicas – Ator, com especializado em Gestão de RH e pós graduado em Marketing e Negociação e Vendas pela FAAP . Professor de Pós e MBA na B. I. International e Senac , é também Escritor do livro Atitude Profissional.