Gestão de pessoas

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
terça-feira, 06 de setembro de 2022

Claudio Zanutim (*)

Cinco passos para o sucesso na gestão de pessoas

Se existe um verbo totalmente em desuso no processo de Gestão de Pessoas, este é o “mandar”. No mundo corporativo, o que se espera de um gestor é que ele seja o melhor em liderança e motivação de pessoas e equipes. Se somarmos a isso credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem, então teremos um grande líder.

Ao longo de 20 anos, vários consultores observaram e analisaram as práticas corporativas, chegando à conclusão dos cinco passos que fazem sucesso na Gestão de Pessoas. São eles:

Credibilidade

Este é o pilar de sustentação de uma boa relação entre o líder e seus liderados. A credibilidade caminha lado a lado com a confiança e deve ser conquistada com transparência nas ações e excelência em comunicação.

O verdadeiro líder deve falar de forma franca e aberta com sua equipe, e saber ouvir a opinião de todos. Entretanto, isto não significa que ele deve acatar as opiniões com as quais não concorda, mas ouvir, discutir e, porque não, aceitá-las, se forem viáveis e interessantes para todo o grupo.

“Sua equipe só apresentará resultados positivos se estiver orgulhosa daquilo que faz, sentindo-se responsável pelo crescimento da empresa.”

Respeito

Somos pessoas totalmente diferentes umas das outras, com potencialidades distintas. O respeito baseia-se em aceitar essas diferenças, ao mesmo tempo, em que dispõe de recursos para desenvolver as potencialidades individuais de cada membro da equipe. A partir daí é possível manter o grupo coeso e trabalhando em total sintonia.

Imparcialidade

Tão importante quanto o respeito é a imparcialidade, pois ela não admite favoritismos e injustiças. A ética deve nortear o comportamento do líder com seus liderados. É essencial ainda que as regras sejam expostas de forma bem clara e que o líder tenha certeza que foi totalmente compreendido, especialmente quando o assunto for, por exemplo, o critério da empresa para promoções e aumentos de salários.

Orgulho

Sua equipe só apresentará resultados positivos se estiver orgulhosa daquilo que faz, sentindo-se responsável pelo crescimento da empresa, acreditando que o seu trabalho fez parte de tudo isso e que o ambiente de trabalho é quase a extensão de sua própria casa, ou seja, deve “vestir a camisa”. Para isso, o líder deve mostrar os resultados positivos à equipe e permitir que todos se sintam responsáveis por parte do processo. Comemorar as vitórias cria um clima agradável e colabora para desenvolver o orgulho no profissional.

“A credibilidade caminha lado a lado com a confiança e deve ser conquistada com transparência nas ações e excelência em comunicação”.

Camaradagem

Um ambiente onde todos se sentem à vontade e o clima é amistoso é essencial para que os resultados positivos sejam atingidos. Cabe ao líder estimular esse comportamento, promovendo atividades dentro e fora do trabalho a fim de criar uma verdadeira comunidade dentro do ambiente corporativo.

“Tão importante quanto o respeito é a imparcialidade, pois ela não admite favoritismos e injustiças”.

A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK

Além de credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem, o líder deve sempre dar feedback aos seus liderados. Todos nós necessitamos que nossas ações sejam reconhecidas. Não se trata de “bajular” o colaborador, mas de motivá-lo a ir cada vez mais longe e melhor. Quando é possível fazer esse tipo de reconhecimento em público, os resultados são ainda melhores. Isso é possível por meio de comemorações do grupo ou de reuniões da empresa, um cartão ou até uma menção no jornal interno. Tudo é válido para dizer ao colaborador como ele foi importante para todo o grupo.

Outra vantagem do feedback é para o próprio líder, já que ele poderá medir seu desempenho junto ao grupo. Não há pecado algum em questionar para sua equipe o que seus membros acham da forma como você os conduz. Se tudo está de acordo com o que eles esperam de um líder. Nesse momento, ouvir atentamente todas as opiniões são fundamental para que você também se aperfeiçoe na função. Os tempos estão mudando e cabe aos líderes acompanhar esse processo como parte integrante e não como mero espectador.

A liderança, como arte de mobilizar os outros para que estes queiram lutar por aspirações compartilhadas, só se expressa quando o líder compreende as necessidades, anseios, e leva em conta os interesses, sonhos, esperanças, visões e valores das pessoas. Não existe liderança sem apoio. O líder precisa representar os pontos de vista de seu grupo e assim ser visto por ele: como a representação de seus próprios pontos de vista.

Quando um líder inspira seus colaboradores a considerar abordagens alternativas, enfrentar novas questões, aspirar a novas metas e experimentar novos terrenos – e quando ele mesmo toma essas iniciativas -, gente talentosa e inventiva vai atrás dele. Grandes líderes abrem novas possibilidades.

Grandes líderes compreendem que os planos são úteis como pontos de partida para definir um curso geral de ação e orientar as pessoas na direção certa.

Verdadeiros líderes, depois da articulação, põem a missão em prática decididamente, sem dúvidas ou condições, sabendo que suas atitudes podem desagradar alguns.

Segundo Colin Powell, em seu livro The Leadership Secrets of Colin Powell, “O líder dá o exemplo. Outros seguem as pegadas do líder – não devido ao que ele diz, mas pelo que faz”. Dependendo do exemplo oferecido pelo líder, muitos defensores do status quo podem ficar descontentes. Powell observa ainda que “ser responsável às vezes significa desagradar: grandes líderes sabem que, quando executam com firmeza uma nova missão, os ardentes defensores das antigas maneiras de pensar e agir não ficam satisfeitos.”

Mas o verdadeiro líder não tem medo de enfrentar aqueles que obstruem seu caminho e se apegam ao conforto do hábito, do costume e da ideologia. Grandes líderes esclarecem, aconselham e encorajam. Desafiam áreas e feudos. Questionam empregados, colegas e parceiros cujos desempenhos são inadequados ou ficam abaixo do desejado. Recompensam com base no desempenho e na contribuição. Os céticos e os descontentes se aborrecem, mas os grandes líderes levantam continuamente a barra do desempenho e provocam mudanças na direção e nas prioridades que levam à revitalização e ao sucesso.

“O líder dá o exemplo. Outros seguem as pegadas do líder – não por causa do que ele diz, mas pelo que faz”.

Forte Abraço!

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos,  Palestrante e Trainner Internacional. Mais 150 mil pessoas treinadas. Auxilia empresas e pessoas na maximização da performance em vendas e no atingimento de objetivos e metas. Autor de 7 livros, 3 e-books e dez artigos acadêmicos, é reconhecido nos meios empresarial, acadêmico e popular, principalmente com o Best Seller: Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis