Claudio Zanutim (*)
Desde o início da humanidade, os líderes sempre tiveram papel fundamental para mudar o curso da história. Júlio César, Napoleão, Gandhi, Hitler, Stálin, Freud, enfim, pessoas dotadas de visão, carisma, planejamento e impulso de realização, “deram seu recado” e foram seguidas por muitos, independentemente de seus objetivos, fossem eles para o bem ou para o mal. Isto porque a grande maioria das pessoas necessita de um líder para orientá-la. Esta necessidade surge na mais tenra idade, quando enxergamos como líder nossos pais, o irmão mais velho, o amigo mais “esperto”. Mas, quando uma liderança enfraquece, os liderados sentem-se desorientados, até que apareça outro líder para dar nova ordem às coisas.
Por tudo isso é que um líder deve ser forte, com valores, ideias e coragem capazes de influenciar positivamente e com persistência.
TIPOS DE LÍDERES
Jack Welch, uma das maiores autoridades em liderança, classifica os líderes em quatro tipos:
• Um – é o que se baseia em compromissos – financeiros e outros – e compartilha os valores da empresa. Seu futuro é garantido. Em frente e para cima.
• Dois – é o que não atende compromissos e não compartilha os valores. Um futuro não tão agradável, mas igualmente previsível.
• Três – é o que não atende os compromissos, mas compartilha os valores. Normalmente, consegue uma segunda chance, de preferência em um ambiente diferente.
• Quatro – o mais difícil de tratar para muitos de nós. Esse líder cumpre os compromissos, alcança todos os números, mas não compartilha os valores que precisamos ter. Esse é o indivíduo que, em geral, obriga as pessoas a um desempenho, ao invés de inspirá-las – o autocrata, o chefão, o tirano. Com muita frequência todos nós fingimos que não vemos – tolerando esses gerentes “tipo 4” porque “eles sempre cumprem as metas” – pelo menos em curto prazo
O líder de hoje
Até muito pouco tempo, acreditávamos ou “aceitávamos” que todo gerente é um líder. Entretanto, experiências bem-sucedidas de administrações que valorizam o “capital humano” mostraram que não havia mais lugar para o gerente autoritário, que comanda uma equipe com “mão de ferro”. Hoje, o que as organizações buscam são os grandes líderes, profissionais visionários de valor, com a habilidade de persuadir, ensinar, guiar, treinar e fazer sua equipe agir, sempre tendo em vista uma alta performance.
Para o executivo Shep Hyken, especialista em Atendimento ao Cliente e Programas de Motivação, 10 principais características definem um líder.
São elas:
1. Caráter: A essência da liderança é caráter. Isso inclui integridade e honestidade. A primeira e mais importante característica do líder é ser respeitado e admirado pela sua equipe como alguém honesto e trabalhador. Assim que o caráter de um líder for comprometido, o respeito de todos à sua volta será perdido. O caráter é a base de sustentação de qualquer grande líder.
2. Reconhecimento: Um líder reconhece as habilidades dos outros e lhes dá poder. Eles sabem que não podem fazer tudo sozinhos, e que não deveriam nem tentar. Além disso, um grande líder nunca fica com todo o crédito. Ao contrário, ele o repassa para quem realmente fez o trabalho. Infelizmente, muitos falham nesta área e acabam comprometendo a confiança e lealdade de sua equipe.
3. Amizade: As relações amigáveis dos grandes líderes vêm do respeito e confiança que eles têm por seus subordinados. Isto não pode ser desenvolvido da noite para o dia. Deve ser cultivado com o tempo, e deriva de respeito e preocupação sincera pelos outros. Grandes líderes têm a habilidade de fazer pessoas de todos os níveis sentirem-se importantes. Intimidação e medo não fazem parte de suas táticas de liderança. Quando eles caminham pela empresa, os funcionários não se escondem – ao contrário, eles querem interagir com seu líder. Uma relação profissional amigável acaba desenvolvendo a lealdade.
4. Responsabilidade: Como um líder, você – e apenas você – é responsável pelas coisas que seus seguidores fazem, ou deixam de fazer.
“A primeira e mais importante característica do líder é ser respeitado e admirado pela sua equipe como alguém honesto e trabalhador”.
5. Resolução: Líderes não só resolvem problemas, como também têm a habilidade de reconhecê-los. Um dos grandes testes de liderança é a habilidade de reconhecer um problema antes que ele se transforme numa emergência.
6. Decisão: Líderes não se afundam em detalhes. Deixam os detalhes para os outros e se preocupam com o “macro”. Eles têm a habilidade de observar, processar e mover-se, sem procrastinação. Ninguém chega ao topo enrolando e demorando em tomar decisões.
7. Delegação: Delegar não significa transmitir poder. Na maioria dos casos, os funcionários recebem tarefas delegadas com responsabilidades específicas, mas não têm o poder de tomar decisões importantes sem consultar alguém (o “chefe”).
8. Motivação: Isso não significa que os grandes líderes tenham que ser impressionantemente carismáticos – embora isso também não atrapalhe. Significa simplesmente que eles sabem como motivar a equipe.
9. Agradecimento: Um grande líder nunca perde a chance de elogiar. Eles sabem o poder do elogio – um grande motivador, que ajuda a manter os melhores funcionários na empresa.
10. Receptividade: Um líder nunca perde a oportunidade de aprender com colegas de trabalho, livros, cursos, palestras, etc., além disso, grandes líderes inspiram-se nesse aprendizado, pois através dele têm acesso a uma fonte inesgotável de novas ideias, conhecimentos, informações, inovações e estímulos para agir. Eles são pró-ativos: não ficam satisfeitos sentando-se num escritório, esperando que as coisas aconteçam.
“Como um líder, você – e apenas você – é responsável pelas coisas que seus seguidores fazem, ou deixam de fazer”.
Forte Abraço!
(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, Palestrante e Trainner Internacional. Mais 150 mil pessoas treinadas. Auxilia empresas e pessoas na maximização da performance em vendas e no atingimento de objetivos e metas. Autor de 7 livros, 3 e-books e dez artigos acadêmicos, é reconhecido nos meios empresarial, acadêmico e popular, principalmente com o Best Seller: Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis