Sumaia Thomas
Você não leu errado, é isso mesmo. Quero dar adeus ao termo #liderançafeminina em todas as minhas publicações, discursos e narrativas, pois afinal de contas, não existe liderança masculina, existe? Nem tão pouco existe liderança de gênero, certo?
Na verdade, temos líderes que exercem a liderança de forma admirável, inspiradora e eficaz.
Aliás, não existe o feminino da palavra líder nem no singular e nem no plural. Dizemos a líder, o líder, as líderes, os líderes e ponto. Líderes são pessoas para as quais atribuímos valores por seus pensamentos, ideias, realizações, conduta, resultados, comportamentos. São pessoas que nos inspiram no caminho a seguir e nos dão a direção por conseguirem enxergar além de onde estamos naquele momento.
Reflita sobre o significado de liderança e veja se este parágrafo introdutório te faz sentido para continuar lendo, pois vou definir o que é liderança para mim.
LIDERANÇA significa saber quem você é, o que quer e como traçar planos para atingir seus objetivos impulsionando o desenvolvimento das pessoas a sua volta. E para isso acontecer, existe uma exigência básica (#sqn): o autoconhecimento.
LIDERANÇA é um estado, um posicionamento e não apenas um cargo que alguém lhe confere. LIDERANÇA é ação. LIDERANÇA é para vida pessoal, profissional e familiar, pois demanda assertividade, clareza e tato para conduzir a “turma” de qualquer uma dessas três áreas citadas. A tarefa é árdua, mas possível para qualquer gênero.
Então, por que será que há algum tempo falamos de liderança para mulheres, empoderamento feminino e feminismo? Bom, na minha opinião, nosso grau de consciência se expandiu, e com ele, ampliaram se os questionamentos sobre eu e você, ele e ela, nós, eles e elas, e sobre o que de verdade importa. É tempo de ajustes nessa nomenclatura toda.
LIDERANÇA pode ser nata, pode ser aprendida e pode ser aperfeiçoada na prática. E para finalizar este breve artigo quero deixar uma frase, que apesar de não conhecer a autoria, adoro e reproduzo sem fim. A essência dela está no autoconhecimento (aquela exigência básica que não é tão fácil de aceitarmos e trabalharmos por conta do nosso ego), e diz assim:
“O líder é simplesmente uma pessoa que segue aquilo que acredita”.
Que possamos seguir certas(os) do nosso propósito com autenticidade. E que seu estilo de LIDERANÇA inspire muitas outras pessoas na jornada da vida.
Seja bem vinda LIDERANÇA! #adeusliderançafeminina
Um beijo carinhoso
(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, mãe de 2 filhos, é especialista em gestão de carreira, possui 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de líderes e atua apoiando profissionais e empresas a obter o equilíbrio entre maternidade e trabalho. É Pós Graduada em Processos de Gestão de Pessoas pela FIA/SP, certificada em Coaching com especialização em Neuro Coaching e em Action Learning Coach.