Nossa imagem pública é um patrimônio que precisa ser bem gerenciado
Muitas de nossas oportunidades ou impossibilidades decorrem da forma como somos percebidos pelo outro. Não é um assunto que deva preocupar apenas a artistas, atletas ou políticos, pois se trata da forma como somos vistos pelo mundo ao nosso redor.
Em termos de imagem pública podemos desenvolver três formas de expressão: fama, reputação e prestígio. Algumas vezes essas três projeções estão juntas, porém na maioria dos casos o que temos é uma ou duas delas em ação. Vejamos quais são as diferenças essenciais entre elas:
FAMA
sf 1. Voz geral; voz pública. 2. Renome; notoriedade; glória. (in Aurélio)
A fama é a forma mais fácil de ser reconhecida, pois não depende de habilidades ou julgamentos de valor. Famoso é aquele que é popularmente conhecido. Pode ser numa esfera local, nacional ou internacional. A fama decorre de uma exposição pública e quanto mais abrangente for a mídia desta exposição, maior será a fama.
Porém, por ser desprovida de juízo de valor a fama é dada indiscriminadamente, para quem tem talento, para quem alcança um sucesso, para quem realiza uma proeza, para quem comete um crime ou uma atrocidade, a fama simplesmente destaca o que é, sem que a isso esteja ligado um sentimento de admiração ou estima, necessariamente.
Paulo Autran é famoso, pois é muito conhecido, porém sua fama é fruto de seu talento extraordinário. Madonna é um case de fama, entretanto sua popularidade decorre de uma complexa estratégia de exposição de sua irreverente personalidade, isto está em outra esfera, não decorre dos talentos que a Madonna tem, mas, especialmente, da forma como seu comportamento provoca reações públicas.
Fernandinho Beiramar é famoso, principalmente pela super exposição da mídia a seu respeito, contudo sua fama não é fruto de um conjunto de qualidades apreciadas e sim pelo exercício de poder e pela liderança que ele coloca na condução do crime.
Dulce Magalhães
Filósofa, Educadora, Pesquisadora, Escritora e Palestrante – www.dulcemagalhaes.com.br
REPUTAÇÃO
sf 1.Conceito em que é tido alguém. 2. Fama, celebridade. (in Aurélio)
A reputação, como sinônimo de fama, é ser conhecido ou reconhecido, porém vai além da fama, pois já se faz algum julgamento, se caracteriza por uma característica, qualidade (positiva ou negativa) ou nuance de caráter. Ou seja, é produto de um conceito, da ideia que fazemos daquela pessoa.
Reputações são feitas, mantidas, elevadas ou perdidas. É algo tangível, no sentido que é possível mensurar ou definir a reputação de alguém. A reputação é fruto do conjunto de nossas habilidades, atividades e relacionamentos.
Ivo Pitangui tem uma reputação internacional como cirurgião plástico por sua maestria profissional. Guga obteve sua reputação através de sua performance e também de seu comportamento transparente, amigável e de simplicidade. O ex deputado Sérgio Naya ganhou reputação de pessoa sem escrúpulos pelo caso do desabamento do edifício Palace II.
Reputação é a forma como somos percebidos e não depende de fama. Todos temos alguma reputação, um conceito pelo qual somos conhecidos. Muitos se preocupam com a ideia de ter uma reputação a zelar, porém é preciso ter clareza de qual a reputação que estamos propagando, antes mesmo de pensar em mantê-la. A questão é que a reputação é mutável, tanto quanto nossa trajetória de vida também se modifica. É preciso aprimorar valores e qualidades pessoais para aprimorar a reputação. Isso sim é zelar por sua imagem.
PRESTÍGIO
sf 1.Superioridade ou influência pessoal baseada no bom êxito ou no valor e aceita pela maioria. (in Aurélio)
Podemos ser famosos por tolices ou obter reputações duvidosas, porém o prestígio só pode ser alcançado pelo reconhecimento de qualidades inegáveis. É fruto do exercício de um talento valorizado, com resultados claros e performance de excelência.
Madre Tereza de Calcutá obteve um prestígio que está muito além da fama e da sua irretocável reputação, pois é fruto de uma admiração pública e perene. Airton Sena obteve um prestígio tão consistente que persiste além de sua própria existência. Seu talento e resultados marcam de forma indelével a imagem que temos dele.
O prestígio é tão poderoso que mesmo com uma reputação abalada, temos que reconhecer o talento excepcional daquele indivíduo, como no caso de Maradona, que mesmo após o seu envolvimento com drogas, que afetou profundamente sua reputação (sem diminuir sua fama, ao contrário), ainda mantém prestígio como um dos grandes jogadores de futebol. Melhor ter o prestígio de Pelé, que alia fama, boa reputação e habilidades extraordinárias.
Considerando tudo, qual será o seu esforço em termos de imagem pública?
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Rebeca Toyama
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Coordenação: Lilian Mancuso e Rebeca Toyama