Negócios em Pauta 17/03/2022

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 16 de março de 2022

A – 300 milhões de euros para acelerar a adoção de inovações

A Stellantis anunciou o lançamento de seu primeiro fundo de capital com a criação da Stellantis Ventures. O fundo pretende investir 300 milhões de euros em startups que desenvolvam produtos inovadores orientados para o cliente, que possam ser implantados nos setores automotivo e de mobilidade, em diferentes fases do seu desenvolvimento. Atuará como um investidor estratégico e ajudará as startups a integrar novas tecnologias aos negócios no curto prazo – tornando possível absorvê-las em meses em vez de anos. Esses investimentos não afetarão apenas os esforços da Stellantis em sustentabilidade, competitividade e tecnologias veiculares embarcadas, mas também a experiência de nossos clientes em marketing, vendas e financiamento. Se você é um empreendedor ou uma start-up em busca de investidores, acesse (https://stellantis.ventures).

B – Estimulo à Leitura

Com o objetivo de incentivar e reforçar a importância da leitura desde a primeira infância, o Itaú Social acaba de lançar o podcast “Leia com uma criança” nas principais plataformas de áudio e no site. Além do conteúdo em áudio, estarão disponíveis vídeos com recursos de acessibilidade e dicas para mediadores de leitura, educadores e famílias. O lançamento marca, oficialmente, a mudança no nome do programa que passa a se chamar “Leia com uma criança”, reforçando o seu compromisso em estimular a leitura do adulto para e com a criança, além de ampliar o acesso e a democratização de livros de qualidade para o público infantil. Saiba mais em: (https://www.itausocial.org.br/noticias-categoria/podcasts-pt/).

C – Bolsas para Irlanda

Pubs recheados, cartolas verdes e cerveja na mão. Esse é o cenário das ruas irlandesas no St. Patrick’s Day, feriado nacional mais famoso em homenagem ao padroeiro do país. Em celebração à esta data tão marcante para a cultura e história regional, a Seda Intercâmbios realiza um evento neste sábado (19), no Hotel Radisson Paulista, com várias bolsas de estudo para o país. No total, oito instituições de ensino irlandesas sediadas nas cidades de Dublin, Galway e Cork estarão presentes. Os interessados podem garantir o ingresso gratuito diretamente no link: (https://www.even3.com.br/irlandafest/).

D – Black Fralda

Até domingo (20), acontece a 12ª edição da Black Fralda, principal campanha de vendas de fraldas e produtos infantis do Brasil. Marcas como, MAM Baby, Huggies, Pompom, Bigfral e Turma da Mônica Baby terão descontos de até 60%. Além de frete grátis e outras promoções em lojas, como: Droga Raia, Drogasil, Panvel Farmácias, AliExpress, e outras. Com mais de 4,5 milhões de clientes participantes da campanha, para esta edição, a expectativa é atrair não só o público que já está acostumado a comprar online, mas atrair novos consumidores, que “descobriram” um novo jeito de se relacionar com as marcas. Para conferir todas as marcas participantes, basta acessar: (www.blackfralda.com.br).

E – Valuation & Compliance

Empresas que buscam a diversidade em seus quadros de pessoal apresentam níveis muito mais altos de inovação e colaboração do que outras corporações, segundo estudo da consultoria McKinsey. Para abordar esse e outros temas desafiadores para a área Jurídica, como valuation, compliance e legal operations, a Linte, legaltech especializada na automação da gestão de contratos, realiza entre os próximos dias 22 e 29, a partir das 18h30, o evento Scale-Up Nights. Com foco nas empresas scale-ups, startups e unicórnios e seus desafios, o evento será online (via LinkedIn e Youtube), em tempo real e gratuito. Serão apresentados dois painéis por dia. Grupos heterogêneos, com visões de mundo e trajetórias diversas, são capazes de pensar em diferentes formas de resolver o mesmo problema propor soluções, garantindo a inovação nas empresas. Saiba mais em: (www.scaleup.com.br).

F – Ensino via Chat

O sucesso da troca de mensagens instantâneas em formato de texto e vídeos pelo WhatsApp vai além de ser apenas entre amigos e familiares. Atento ao sucesso da plataforma no país, a edtech ChatClass apostou no app como ferramenta de estudo de inglês e, no ano de 2021, ampliou o escopo de atuação para cursos de aperfeiçoamento contínuo dentro das empresas, prática chamada de upskilling. Com o novo formato, a edtech impactou em 2021 mais de 180 mil pessoas com seus conteúdos via WhatsApp por meio de mais de 30 empresas parceiras. É por meio da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) que um chatbot envia conteúdos de diversos temas como sustentabilidade, educação financeira, gestão de projetos e times, vendas e operação, para os smartphones de colaboradores e funcionários dessas empresas. Saiba mais em: (www.chatclass.com.br).

G – Segurança Eletrônica

A Exposec — Feira Internacional de Segurança, que acontece entre os dias 7 e 9 de junho, no São Paulo Expo, traz em sua 23ª edição as inovações de produtos e serviços nos segmentos de segurança eletrônica privada, pessoal, pública, patrimonial e empresarial. A expectativa da organização do evento é reunir cerca de 800 marcas expositoras e receber 45 mil profissionais do setor. A feira continua sendo um vetor importante para debater a segurança, que tem mobilizado a atenção dos meios de comunicação e da população. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, o setor de segurança eletrônica faturou R$ 9,24 bilhões em 2021, 14% sobre os resultados de 2020. Credenciamento: (https://www.mbxeventos.com/AOL7EXPOSEC/Home).

H – Novos Mercados

Desde janeiro de 2019, o governo brasileiro abriu mais de 200 novos mercados para produtos da agropecuária. O montante foi conquistado esta semana, com a abertura de mais dois mercados para o Canadá: de carnes bovina e suína. No total, mais 51 países passaram a receber alimentos e tecnologia em um comércio cada vez mais globalizado do agronegócio. Somente em 2022, já foram abertos 15 novos mercados. Outros 77 foram registrados em 2021 e 74, em 2020. Em 2019, 35 mercados entraram para a lista de exportação do Brasil. A abertura de mercado, no entanto, não significa a ampliação imediata do comércio. É preciso, ainda, um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos clientes, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação (Mapa).

I – Liderança na Exportação

A Asia Shipping, multinacional brasileira que há 26 anos atua na gestão de processos logísticos de mercadorias, tem motivos para comemorar, apesar dos desafios impostos pela pandemia de coronavírus em todo o mundo. No ano passado, a empresa movimentou cerca de 422 mil TEUs (contêineres de 20 pés), o que representa um incremento de 8% em relação a 2020, quando foram transportados cerca de 391 mil TEUs. Quando se compara 2020 com 2019, o crescimento na movimentação de contêineres foi de 18%, resultado da demanda reprimida e do aquecimento do e-commerce. Os setores que mais cresceram na importação foram automotivos, eletroeletrônico, construção civil, farmacêutico e vestuário. A companhia também é especializada em Inteligência Fiscal e Tributária, Desembaraço Aduaneiro, Seguros de cargas e Inspeções. Confira em: (https://www.asiashipping.co/).

J – Terceiro Setor

A 9ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (Fife), promovido pela Rede Filantropia, será realizada em Sorocaba, de 26 a 29 de abril, de forma presencial. Esse é o maior evento sobre gestão para o Terceiro Setor e ponto de encontro para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de todo o País trocarem experiências e fortalecerem sua atuação em áreas como Assistência Social, Saúde e Educação. O fórum trará mais de 90 palestrantes que abordarão aspectos da legislação, contabilidade, comunicação e marketing, tecnologia, voluntariado, captação de recursos, administração, sustentabilidade, entre outros. No Brasil, existem mais de 815 mil OSCs formalizadas em atividade, de acordo com mapeamento do Ipea. Saiba mais: (https://www.filantropia.ong/fife).

K – Marcas Premium

Uma das marcas mais conceituadas de bicicleta do mundo acaba de chegar ao Brasil através da SMS Import. A italiana Bianchi, fabricante nascida em Milão, ainda em 1885, será vendida com exclusividade na Semexe, que passa a ser a loja online oficial da marca para o mercado brasileiro. A Bianchi segue tendência das marcas premium do mundo da bicicleta que têm embarcado no Brasil. Com o crescimento de venda nos últimos anos, o país tem atraído algumas das principais empresas do ramo, que miram o interesse de um público com alto poder aquisitivo.
Segundo a Abraciclo, a produção de bicicletas no Brasil deverá se manter em alta este ano, com um crescimento de 17,4% previsto para 2022. Janeiro já representou o mês com maior produção desde 2014. Mais informações: (www.semexe.com).