Negócios em Pauta 12/01/2023

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

A – Evento de moda recebe grifes de luxo para pets

Pelo menos 15 marcas de luxo que produzem roupas e acessórios para pets estrearam na edição deste ano do Pitti Uomo, um dos mais tradicionais eventos da moda italiana. A nova seção do evento dedicada aos amigos de quatro patas, que recebeu o nome de Pitti Pets. As grifes estão comercializando em Fortezza da Basso, na Itália, várias luxuosas coleiras, acessórios, brinquedos, camas, roupas sob medida, tigelas e até petiscos. Uma exposição dedicada aos chamados cães “invisíveis”, ou seja, aqueles que esperam ser adotados, foi organizada do lado de fora de Fortezza da Basso. Um levantamento feito pela Nielsen apontou que os italianos gastam quase 950 milhões de euros apenas para cuidar de seus pets, mais de 50% a mais do que para crianças (ANSA).

B – Atleta da Elite

A Prudential do Brasil se tornou a patrocinadora oficial da tenista Beatriz Haddad Maia, que acaba de ser premiada pela WTA (Associação Feminina de Tênis) como a atleta que mais evoluiu no circuito mundial da modalidade. Aos 26 anos, Bia é a primeira mulher brasileira a receber um WTA Player Awards e encerrou a temporada de 2022 como a 15ª melhor tenista do mundo, sendo a maior colocação individual de uma brasileira na história do tênis. Além da jogadora, a Prudential patrocinará também seu técnico, Rafael Paciaroni, ao longo de 2023. O patrocínio faz parte de uma série de iniciativas em comemoração aos 25 anos da Prudential no Brasil. Saiba mais em: (https://www.prudential.com.br).

C – Redução do ICMS

Na terça-feira (10), o Governo do Estado de São Paulo renovou por dois anos a redução do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) com uma alíquota de 12% até o fim de 2024. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e suas associadas GOL, LATAM e VOEPASS, mais a AZUL, participaram do ato no Palácio dos Bandeirantes, onde formalizaram a criação de mais 150 novos voos em todo o estado. O primeiro convênio com São Paulo foi firmado em 2019, quando a alíquota foi reduzida de 25% para 12%. Ao todo, mais de 700 novos voos semanais foram criados após essa redução do ICMS, beneficiando toda a cadeia econômica e do turismo paulista. Em 2021, esse percentual foi elevado para 13,3% (AI/ABEAR).

D – Concurso de Arquitetura

As inscrições para o concurso nacional de arquitetura para a escolha do projeto do EcoParque Itaipu, que será construído em uma área de 114 hectares ao largo do Arroio Jupira, na Vila A, em Foz do Iguaçu, foram abertas e poderão ser feitas até o dia 27 de fevereiro. Nesse período, os interessados também poderão encaminhar as consultas e tirar dúvidas com a organização. O prêmio para o primeiro colocado será de R$ 60 mil, além de certificado e divulgação pública. No total, a premiação chega a R$ 120 mil. A ideia é criar na Vila A um parque natural urbano inovador, dentro do chamado conceito 5.0, incorporando soluções tecnológicas combinadas com a conservação ambiental e o bem-estar das pessoas. O edital e as bases do certame estão disponíveis na internet e podem ser consultadas no endereço (https://concursoecoparqueitaipu.com/).

E – Mercado de Automóveis

A Chevrolet foi a marca que mais cresceu em volume de vendas em 2022, totalizando 291 mil unidades, incremento de quase 50 mil unidades e crescimento de 20% em relação ao ano anterior. No mesmo período, o mercado de automóveis e comerciais leves ficou praticamente estagnado no Brasil ao registrar 1,96 milhão de unidades, mostrando que a indústria automotiva ainda enfrenta imprevisibilidade no fornecimento de componentes. Enquanto a linha Onix liderou pelo sexto ano consecutivo o ranking geral, com 160,5 mil unidades (+25%) somando as versões hatch e sedã, o Tracker foi pela primeira vez o mais emplacado entre os SUVs, segmento que já se transformou no maior e mais competitivo do país. Saiba mais em: (https://www.chevrolet.com.br/).

F – Inclusão Digital

A Fundação Casas Bahia, responsável pelas ações sociais da Via, anuncia a realização de uma doação à Aldeias Infantis SOS, reconhecida como uma das Melhores ONGs do país, para viabilizar um laboratório de informática em Manaus. Este é o primeiro passo do início de uma parceria que se estende pelo ano de 2023. Com doação de 20 computadores modernos, móveis novos, TVs de 65 polegadas e ambiente climatizado e revitalizado, o espaço contará com acesso à internet disponível para a comunidade, alunos da rede pública e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A expectativa é beneficiar jovens e familiares, para realização de pesquisas, trabalhos escolares, cursos de programação, oficinas de informática básica e avançada, além da elaboração e qualificação de currículos. Outras informações: (https://www.casasbahia.com.br/fundacao/desafio.aspx).

G – Lojas em Shoppings

Um levantamento da Abrasce aponta que 1.419 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no terceiro trimestre de 2022, o que representa um crescimento de 16,2% na comparação com o mesmo período de 2021. De acordo com o estudo “O Varejo dos Shoppings: Marcas em Expansão”, este foi o segundo melhor resultado da série histórica, ficando atrás apenas do registrado no quarto trimestre de 2021, com 1.560 inaugurações. Os segmentos que mais se destacaram foram: alimentação e bebidas: 26% das marcas; vestuário (20%); artigos para o lar, decoração e presentes (6%); acessórios (5%); perfumaria e cosméticos (5%); calçados (5%); entretenimento (4%); telefonia e acessórios (4%); serviços estéticos (4%); relojoaria e joalheria (2%); livraria e papelaria (2%), artigos esportivos (2%); e óticas (2%). Outras informações: (https://abrasce.com.br/).

H – Gestão de Imóveis

Se administrar um imóvel alugado já é difícil, gerir um portfólio com diversas locações é um trabalho árduo. Processos como o acompanhamento de prazos dos contratos, a cobrança de aluguel e encargos e o monitoramento de obrigações do inquilino ainda são feitos de forma muito arcaica, com gestores imobiliários fazendo manualmente tarefas como checar quais aluguéis foram pagos, calcular reajustes de inflação ou confirmar que o IPTU de um imóvel está em dia. Esses processos manuais demandam muito tempo e dinheiro, e ficam sujeitos a falhas humanas que podem custar ainda mais caro. Foi com essas dores em mente que quatro empreendedores decidiram fundar a Lastro, startup que tem como objetivo agregar tecnologia, eficiência e transparência às relações imobiliárias. Saiba mais em: (https://lastro.co/).

I – Adesão ao Simples

Os donos de pequenos negócios que desejam optar pelo regime tributário do Simples Nacional podem solicitar a adesão até o próximo dia 31. O prazo também conta para as micro e pequenas empresas que foram excluídas, com efeito a partir de 1º de janeiro, por inadimplência junto à Receita, mas desejam fazer nova adesão. Ao optar pelo Simples, quem empreende tem a oportunidade de pagar oito tributos (ICMS, IPI, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ISS e INSS patronal) entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Os empreendedores também ficam livres de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio.

J – Mentoria para Empreendedoras

A EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, está com as inscrições gratuitas abertas para a nova turma do programa Winning Women Brazil. Apoiar e fortalecer o empreendedorismo feminino no país são os principais pilares do WWB, sem contar a possibilidade de intensificar o networking e o conhecimento das empresas selecionadas em diferentes áreas como gestão, liderança, relacionamento e branding, de modo que, assim, possam lidar melhor com os desafios do dia a dia. As empreendedoras escolhidas são mulheres fundadoras e/ou sócias da empresa, que necessitam das ferramentas necessárias para ajudar a escalar seus negócios de maneira sustentável. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link (https://ey.com.br/wwb).

K – Média Cilindrada

A Royal Enfield, líder mundial no segmento de média cilindrada (de 250cc a 750cc), celebra o melhor ano de sua operação no Brasil desde 2017, ultrapassando pela primeira vez a marca de 10 mil unidades vendidas e atingindo 5,5% de participação de mercado na média cilindrada, resultado de um plano estruturado, sustentável e de longo prazo da subsidiária brasileira. A participação de mercado geral atinge um recorde de 0,74%, outro feito inédito na operação da companhia em solo brasileiro. Em relação ao ano anterior, o aumento foi de 54% no volume de vendas perante as 6.538 motocicletas comercializadas em 2021 e estabelecendo-se na terceira posição em relação ao market share da média cilindrada. Saiba mais: (www.royalenfield.com.br).