Negócios em Pauta 05/09/2024

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 04 de setembro de 2024

A – Porto de Paranaguá bate a marca de 1 milhão de TEUs

No último dia (27), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, atingiu a marca de 1 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados. O feito aconteceu 65 dias mais cedo do que em 2023, quando o número foi alcançado em 31 de outubro. A operação de contêineres reefer, usados para armazenar cargas que necessitam de controle de temperatura, também teve uma nova máxima no mês de junho, com 12.204 unidades movimentadas, valor 6% acima das 11.487 de outubro de 2023. Hoje, a TCP é o terminal com a maior capacidade para armazenagem de contêineres reefer da América do Sul, contando com 5.268 tomadas disponíveis em seu pátio.

B – Evento Contábil

Entre os próximos dias 8 e 11, Balneário Camboriú (SC) será palco do maior evento contábil do Brasil – o Congresso Brasileiro de Contabilidade com o tema “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”. Abordará inovações tecnológicas, ética na profissão e transformação digital no setor. Cerca de 7 mil pessoas são esperadas. Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, contará com mais de 50 painéis e 260 atividades técnicas, conduzidos por mais de 300 palestrantes do Brasil e do exterior. Mais informações: (https://21cbc.com.br/).

C – Porto do Rio

O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou o investimento de R$ 400 milhões para obras de dragagem no Porto do Rio de Janeiro com intuito de aumentar a competitividade e a capacidade operacional.
Em parceria com a PortosRio, também houve a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a Unesco visando o desenvolvimento sustentável dos portos do Rio, alinhando as operações portuárias com a preservação ambiental e o bem-estar social e se concentrará na implementação de práticas sustentáveis, como a melhoria da eficiência energética, a gestão adequada de resíduos e a preservação de ecossistemas locais.

D – Mercado de Capitais

A Wiz Co, corretora completa de seguros especializada em bancassurance e distribuidora de consórcios e crédito, foi a campeã na categoria Seguros no Fincon Awards 2024 (1º prêmio de Comunicação Financeira do Mercado de Capitais), iniciativa promovida pelo MZ Group, dedicada a reconhecer e premiar a excelência na comunicação financeira das companhias brasileiras de capital aberto.
A premiação é focada na comunicação através dos websites de Relações com Investidores, no LinkedIn das empresas e seus administradores.

E – Picapes Vendidas

A Ram vive, sem dúvidas, um ano especial em 2024. Perto de chegar às 20 mil picapes vendidas em oito meses, a única marca premium e exclusiva de picapes é um dos destaques do mercado brasileiro esse ano. No mês de agosto, a marca registrou 2.463 picapes vendidas no país. Já no acumulado do ano, a Ram comercializou 19.930 picapes, um crescimento de 214% em relação ao mesmo período do ano passado e alcançou uma participação de 1,3%, considerando o mercado total de veículos de passeio e comerciais leves.

F – Negócios do Pescado

Em sua terceira edição, a Seafood Show Latin America 2024 é um dos maiores e mais importantes eventos do setor de peixes e frutos do mar da América Latina, atraindo profissionais e marcas de todo o mundo. E neste ano acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, no Anhembi, na capital paulista. Uma agenda repleta de destaques com a presença de empresas líderes do setor, apresentarão seus produtos de qualidade premium, alinhados com as exigências cada vez maiores dos consumidores por alimentos sustentáveis e rastreáveis. Mais informações: (https://seafoodshow.com.br/).

G – Economia Verde

A Agência São Paulo de Desenvolvimento, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abriu as inscrições para a 6ª edição do Green Sampa, programa de aceleração voltado para o setor de economia verde. A iniciativa oferece aporte financeiro, reuniões, mentorias individuais, possibilidade de participação em eventos nacionais e internacionais do setor de negócios socioambientais. O programa vai selecionar até 25 negócios para um processo de aceleração de seis meses. Inscrições e mais informações: (https://adesampa.com.br/greensampa/).

H – Marca Própria

Em um mercado competitivo, as marcas próprias estão transformando os hábitos do consumidor brasileiro e se consolidando como uma estratégia significativa para o sucesso dos varejistas. Para incentivar o fomento de negócios e a inovação no setor, a Francal apresenta o “PL Connection” nos próximos dias, 17 e 19, no no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é dedicado ao private label e reúne players do mercado, para quem busca se conectar com as últimas tendências, soluções inovadoras e os principais atores do setor de marca própria. Mais informações: (https://plconnection.com.br/).

I – Ferramentas de IA

A parceria entre DIO, AWS e Nexa oferece 10 mil bolsas para o novo bootcamp curto sobre IA Generativa, dessa vez focado em Engenharia de Prompt na ferramenta Claude 3 Haiku e Sonnet. É voltado para profissionais que já possuem noções de Cloud e experiência com ferramentas de IA. O programa oferece um caminho para otimizar suas competências e expandir suas oportunidades de carreira. As inscrições seguem até o próximo dia 29, de forma gratuita e com certificado pelo link: (https://www.dio.me/bootcamp/engenharia-prompts-aws).

J – Turbo Flex

A Horse, líder global em sistemas de propulsão inovadores e de baixas emissões, investiu R$ 100 milhões em sua planta de Curitiba, para iniciar a produção do motor Turbo Flex de 1.3 litro, após o sucesso da produção dos modelos de 1.0 litro, no início deste ano. Desenvolvidos para atender às necessidades do mercado sul-americano, oferecem potência, torque, eficiência e baixas emissões e podem operar tanto com gasolina quanto com etanol e são compatíveis com o Proconve L7 (equivalente ao Euro6d). Saiba mais: (https://horsebrasil.gupy.io/).

K – Máquinas e Equipamentos

A ABIMAQ) realiza o 9º Congresso da Indústria de Máquinas e Equipamentos, no próximo dia 17, em sua sede, em São Paulo. O evento, cujo tema central é “Política industrial, produtividade e desenvolvimento”, reunirá os principais nomes do setor e especialistas para discutir os desafios e as oportunidades que definirão o futuro da indústria. O evento objetiva promover debates sobre os temas para a atualização do setor industrial, tendo como foco, o avanço da indústria de máquinas e equipamentos. Saiba mais: (https://conteudo.abimaq.org.br/congresso).