Negócios em Pauta 07/06/2024

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 06 de junho de 2024

A – Citroën comemora 105 anos de uma história repleta de tradição

Em 1919, em um terreno no Cais de Javel, em Paris, nasceu a fábrica de automóveis André Citroën, sendo um dos projetos iniciais da nova planta o Type A 10 HP, primeiro automóvel europeu construído em série e o primeiro automóvel francês com direção à esquerda. Foi fabricado até 1921. Junto com o Type A 10 HP, surgiu outra parte de toda essa história e que também já passou dos 100 anos: o “Deux Chevrons”, ou Duplo Chevron, logotipo da marca inspirado em uma engrenagem, em forma de V, fabricada em moldes de areia e utilizada principalmente na moagem de farinha. Ainda entre os anos de 1919 e 1927, Citroën não só se tornou o primeiro empregador na França a pagar o décimo terceiro mês a seus funcionários, como implementou serviços sociais, cantinas e creches para as colaboradoras que tinham filhos. Ele também criou um serviço completo de pós-venda que incluía uma rede de reparadores, um catálogo de peças, garantia, aluguel de carros e venda a crédito. Em 1980, o anúncio do Citroën Visa GTI chamou a atenção quando o veículo foi lançado de um porta-aviões e, logo em seguida, surgiu em cima de um submarino.

B – Jovens Negros

O Mover, associação sem fins lucrativos voltada para a promoção da diversidade, equidade e inclusão racial no mundo corporativo, se uniu à DEI Match, startup criada pela Empodera, CI&T e Yduqs, para o lançamento de uma plataforma inclusiva que irá apoiar e impulsionar a carreira de talentos diversos dentro de grandes empresas. Por meio dessa ferramenta, estudantes e profissionais negros terão acesso, gratuito, a um amplo programa de capacitação e aceleração de carreira. Além disso, as 50 empresas associadas ao Mover já divulgam cerca de 10 mil vagas dentro da plataforma de empregabilidade desenvolvida pela DEI Match. Mais informações: (https://somosmover.org/).

C – Radar de Risco

O Itaú Unibanco, em parceria com a Quod, empresa de inteligência de dados, anuncia o lançamento do ‘Radar de Risco’, uma solução que permite que pequenas e médias empresas realizem consultas de risco de seus clientes e fornecedores diretamente no internet banking do Itaú Empresas. A iniciativa visa auxiliar as PMEs no processo de análise de crédito, tornando-o mais seguro e colaborando para evitar a inadimplência – permitindo que as empresas vendam mais e melhor. Entre as funcionalidades da solução estão a sugestão de negócio, que recomenda ou não a transação com o perfil consultado, e o score de risco, que vai desde muito alto a muito baixo.

D – Painéis Solares

Mesmo com as quedas recentes de temperatura e nas vésperas do inverno, as novas instalações de energia solar em telhados de residências e empresas seguem aquecidas. Segundo mapeamento do Portal Solar, franqueadora com mais de 200 unidades espalhadas pelo País e cerca de 20 mil sistemas fotovoltaicos vendidos, os consumidores brasileiros adicionaram cerca de 1 gigawatt (GW) de painéis solares nos últimos 45 dias. De acordo com o levantamento, feito com base nos relatórios oficiais da Aneel e da Absolar), entre abril e maio, foram instalados mais de 200 mil sistemas solares em telhados no País, num total de R$ 3,5 bilhões em novos investimentos no período. Os painéis fotovoltaicos continuam gerando eletricidade mesmo em baixa temperatura e em períodos de inverno.

E – Melhor Desempenho

Em maio, a Jeep® emplacou 8.643 mil veículos, o que fez com que a marca subisse no ranking das que mais vendem no Brasil, chegando na sexta colocação, aumentando ainda a sua participação de mercado em 0,2 p.p. comparado ao mês anterior. Um dos destaques da marca no mês foi o Commander, que em maio não apenas comemorou a marca de 50 mil unidades vendidas no Brasil, como também atingiu seu melhor desempenho em 2024. Com um total de 1.175 unidades emplacadas em maio e 5.495 unidades no acumulado do ano, o modelo se consolida como o SUV de sete lugares mais vendido do país. Além disso, o Commander apresentou um crescimento de 1,6 p.p. em seu segmento comparado ao mês anterior.

F – Aposentado Compulsoriamente

A Terceira Turma do TST determinou a reintegração de um agente administrativo da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas de Sergipe que havia sido obrigado a se aposentar em razão da idade. O colegiado ressaltou que a regra da aposentadoria compulsória por idade não se aplica a quem foi contratado pela CLT e contribui para o regime geral de previdência. Ela é válida apenas para servidores públicos estatutários ocupantes de cargo efetivo. Na reclamação, o empregado disse que, em maio de 2017, seu contrato de trabalho foi rescindido por ter completado 70 anos e argumentou, porém, que essa regra não se aplicava a empregados públicos contratados sob a CLT, como ele, mas apenas a servidores estatutários. (secom=tst.jus.br).

G – Exportação de Café

Um acordo inédito para compra de café brasileiro no valor de meio bilhão de dólares foi assinado na China pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e a direção da Luckin Coffee, a maior rede de cafeterias chinesa e uma das maiores do mundo, com 19 mil lojas. Celebrado na presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, no Seminário Econômico Brasil-China, em Pequim, o acordo prevê um contrato de compra de café brasileiro entre a Luckin Coffee e exportadores do Brasil. “Em 2022, a China importou 80 milhões de dólares em café brasileiro, cifra que aumentou para 280 milhões em 2023. Esperamos um aumento ainda maior no consumo de café na China, que atualmente é de 15 copos por habitante por ano, mas que pode chegar a 200 copos, como em outros países asiáticos”, explicou Viana.

H – Agricultura Familiar

Paralelamente às novidades que serão apresentadas pelas 500 empresas expositoras do Brasil e exterior, a edição 2024 da HORTITEC – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas contará com atividades de capacitação, com ênfase no Painel de Inovação Embrapa e Ibrahort, que traz o tema “Máquinas para a Agricultura Familiar”. O Sebrae abre seu espaço para palestras e rodadas de negócios e alguns expositores, como Agristar, Sakata, Biotrop e outras empresas, realizam “Dia de Campo”. A 29ª Hortitec acontece de 19 a 21 de junho, em Holambra (SP), com expectativa de receber 32 mil visitantes e movimentar R$ 450 milhões em negócios. Outras informações, acesse:
(https://www.embrapa.br/painel-de-inovacao-embrapa-e-ibrahort).

I – Mercado de Hospitalidade

A Equipotel 2024, que acontece entre os dias 17 e 20 de setembro, no Expo Center Norte, oferecendo soluções 360 para o mercado de hospitalidade e se firmando como o principal evento da indústria de hospitalidade, com uma plataforma abrangente para profissionais de diversos segmentos aprimorarem seus negócios e encantarem seus clientes. Com uma programação de conteúdo enriquecedora, a feira destaca as últimas tendências, inovações e práticas sustentáveis que estão moldando o futuro do setor. Desde tecnologias de ponta até soluções eco-friendly, o evento é o epicentro onde a excelência e a inovação se encontram, proporcionando oportunidades únicas de networking e colaboração para todos os participantes. Saiba mais em: (https://www.equipotel.com.br).

J – Indústria do Futebol

A Neo Química Arena será palco para a 7ª Conafut (Conferência Nacional de Futebol), realizada pela Trevisan Escola de Negócios e a THE 360, com apoio da agência Scout Sports. O evento ocorre nos próximos dias 13 e 14 e reunirá as principais referências da área para discutir o setor em três dimensões: técnica, gerencial e mercadológica. Serão mais de 20 horas de conteúdos especializados, com a presença do diretor de marketing comercial da CBF, Lênin Franco, o ex-jogador e atual gestor financeiro Dudu Cearense, a fundadora do Afro Esporte, Mia Lopes, a idealizadora do Arena ESG, Jacqueline Meirelles, além dos candidatos ao Prêmio de Melhores de 2023, como Marcelo Paz (Fortaleza), Anderson Barros (Palmeiras) e Paulo Angioni (Fluminense). Mais informações em (https://conafut.com.br/).

K – Universo Orgânico

A cada ano, a Bio Brazil Fair/Biofach Amaerica Latina apresenta as principais tendências desse setor que vem crescendo e, mais do que isso, informa sobre as vantagens de se comprar produtos orgânicos, promovendo a importância de um consumo mais consciente, em prol de um mundo que necessita mudanças urgentes devido aos alarmantes desastres naturais, como os que se tem presenciado no Brasil e mundo. Entre os próximos dias 12 e 15, todos que passarem pelo Anhembi, para visitar as maiores feiras de negócios de produtos orgânicos e naturais da América Latina, poderão contar com diversas experiências que prometem ampliar o conhecimento nesse setor. Mais informações e credenciamento: (https://biobrazilfair.com.br/).