Negócios em Pauta 04/04/2023

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 03 de abril de 2023

A – Pintura bi-tom: as combinações marcantes que dão as cores na Citroën

Nicolas Poussin, pintor classicista francês do século XVII, dizia que “as cores na pintura são como chamarizes que seduzem os olhos, como a beleza dos versos na poesia”. Na Citroën, um desses chamarizes, é a chamada pintura bi-tom, atualmente presente em toda a gama de automóveis de passeio da marca. O Novo Citroën C3, por exemplo, é o único do segmento a oferecer duas cores de teto. Mas essa história – e tendência – começou há muito mais tempo. O Citroën Rosalie, produzido entre 1932 e 1938, já trazia a combinação de duas cores na carroceria. Duas décadas depois, o modelo que viria se tornar segmento de luxo, o DS, lançou os primeiros bi-tons com a linguagem semelhante ao que conhecemos atualmente: uma cor na carroceria e outra no teto. Lançado em 1948, o 2CV, considerado um ícone da indústria automobilística, vendeu mais de 3,8 milhões de unidades e foi produzido até 1990 (www.stellantis.com).

B – Nova Marca

A AMPRO – Associação de Marketing Promocional – prepara-se para anunciar sua nova marca. Para estimular a participação do mercado, a entidade acaba de lançar o Desafio de Rebranding AMPRO 30 anos. O concurso está aberto para a criação da nova marca da entidade: podem participar profissionais de comunicação e criação, que trabalhem em agências, autônomos e, nesta edição, uma novidade com olhar de inclusão: universitários. As inscrições ficam abertas no site (www.ampro.com.br) até o próximo dia 12. O projeto selecionado receberá como contrapartida uma viagem de quatro dias para Punta Del Leste.

C – Ana & Cleber

A apresentadora Ana Hickmann e o jornalista esportivo Cleber Machado lançam uma plataforma inédita de marketing, cujo foco é o gerenciamento de carreiras. Os sócios estão à frente da Oceano, marketplace gratuito que conecta profissionais, clientes, agências publicitárias e até mesmo veículos de comunicação. A plataforma foi desenvolvida com uma tecnologia inteligente, que viabiliza a contratação de modelos, influenciadores, apresentadores e atores para divulgação de produtos e negócios. O sistema permite um match inteligente entre o perfil solicitado pelo contratante e candidatos que correspondam a essas características. Saiba mais em: (https://plataformaoceano.com.br/).

D – Indústria da Construção

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação negativa de -0,18% em março, acumulando variação negativa de -0,24% no ano e alta de 8,02% no cálculo em 12 meses. Os dados são do SindusCon-SP e da FGV. O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, de uso obrigatório nos registros de incorporação dos empreendimentos imobiliários e um importante termômetro na variação dos custos de mão de obra e serviços. O custo médio da construção paulista subiu para R$ 1.783,62 por metro quadrado no terceiro mês do ano.

E – Competição Audiovisual

O 26º Cultura Inglesa Festival abriu das inscrições para a 3ª edição do DepicT! Brasil, a versão nacional da competição britânica de audiovisual de filmes de 90 segundos. A competição, para talentos emergentes, amadores e profissionais, com a temática e narrativa dos filmes de livre escolha dos participantes, objetiva incentivar a produção audiovisual de novos talentos, além de estimular a criatividade, a expressão artística e a pesquisa audiovisual em meios digitais. Preencha o formulário no link: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfT8IsVhJBmMHkvgz49RlGE4YEIJz3Jlb24FoWy-G86HsZyQ/viewform) para mais informações e para entrar na competição.

F – Implante Mamário

O presidente Lula sancionou lei que garante o direito à troca de implante mamário para mulheres que passaram por tratamento oncológico sempre que houver complicações ou algum tipo de efeito adverso. A regra vale tanto para o setor privado quanto para a rede pública. No caso do SUS, a publicação prevê que a troca do implante mamário ocorra em até 30 dias após indicação médica. O texto também assegura acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado para mulheres que sofreram mutilação total ou parcial da mama decorrente de tratamento de câncer. A lei entra em vigor em 90 dias (ABr).

G – Alimentos e Bebidas

Em parceria com a AgroCarbon360 e a Abrarastro (Associação Brasileira de Rastreabilidade de Alimentos), a Koelnmesse Brasil apresenta, entre os próximos dias 11 e 13, no Anhembi, em São Paulo, a edição de 2023 da ANUFOOD Brazil, Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, com a missão de gerar novos negócios e apresentar as novidades e tendências em produtos nacionais e internacionais para varejo, alimentação fora do lar, hotelaria, distribuidores e atacadista. Compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. Saiba mais: (www.anufoodbrazil.com.br).

H – Azeites da Espanha

Azeites de Oliva de Espanha anuncia o lançamento de uma grande campanha de informação que visa dar a conhecer aos consumidores brasileiros a qualidade dos azeites espanhóis, que continuam sendo os mais premiados do mundo na última década, de acordo com o Best World’s Olive Oils. A escolha do Brasil para o lançamento desta campanha foi totalmente lógica, já que é um dos grandes consumidores de azeites no mundo. É o segundo maior importador de azeites fora da União Europeia, apenas superado pelos Estados Unidos. Espanha, por outra parte, é o principal produtor mundial, responsável por quase metade de todo azeite que é vendido no mundo. Outras informações: (https://bestoliveoils.org/search).

I – Previsões e Tendências

Líderes empresariais, formadores de opinião e autoridades governamentais farão parte da primeira edição do Forecasting, que reunirá especialistas trazendo insights, previsões e tendências da transformação tecnológica e econômica com o que há de melhor no Brasil. O evento, que acontece no próximo dia 14, das 8.30 às 12.00, no Sebrae-MG, em Belo Horizonte, será realizado pelo Sindinfor e pelo Sebrae Minas, com parceria da Fundação Dom Cabral, e guiará decisões estratégicas para empresários do ramo de tecnologia e outras áreas da indústria mineira, reunindo grandes stakeholders, empresários e C-Levels de Minas. Mais informações e inscrições: (https://www.sympla.com.br/evento/forecasting-2023-2024-tendencias-economicas-e-tecnologicas-para-seu-negocio/1842924).

J – Fitch Ratings

Com duas décadas de trajetória, a DM, grupo de produtos financeiros voltados para a concessão de crédito e líder em gestão de cartões private label, bateu recordes no último ano e agora teve sua classificação do rating da Fitch Ratings, uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito, para BBB-, o que representa o selo de Companhia saudável e bons pagadores perante o mercado. Referência em private label, a DM conquistou 21 novas redes parceiras no último ano, expandindo sua atuação para mais de 300 lojas em diversos Estados brasileiros. Mais informações: (www.dmcard.com.br).

K – Indígenas no Brasil

O IBGE informou ontem (3) que o Censo Demográfico já registra 1.652.876 pessoas indígenas no país, incluindo a coleta concluída na Terra Indígena Yanomami, dividida entre os estados de Roraima e Amazonas. Na TI Yanomami, foram recenseadas 27.144 pessoas indígenas, sendo 16.864 em Roraima e 10.280 no Amazonas. O número de pessoas indígenas registrado até o momento no país é preliminar. Ele deve passar por tratamento estatístico posterior à coleta de dados e, com isso, deverá aumentar até a divulgação dos primeiros resultados definitivos, prevista para a primeira semana de maio (ABr).