A – Italianos desenvolvem novo ‘supersensor’ de energia
Pesquisadores italianos desenvolveram um “supersensor” que consegue ser 200% mais eficiente na conversão da luz infravermelha em eletricidade. Segundo Riccardo Ollearo, da Universidade Tecnológica de Eindhoven,o modelo se baseia em um mecanismo da física quântica, utilizando a luz verde e uma célula similar a que é usada em painéis solares. “As possíveis aplicações vão desde veículos semiautomáticos aos sistemas para a realidade aumentada e virtual, dos dispositivos para casas inteligentes até a autenticação biométrica. Além disso, o sensor é capaz de identificar sinais de luz muito pequenos também a grandes distâncias, como monitorar de maneira não invasiva o batimento cardíaco e a respiração de uma pessoa a mais de 1,3 metro”, disse Ollearo. O novo sensor é um fotodiodo, ou seja, um sensor que transforma os sinais luminosos em sinais elétricos, centenas de vezes mais fino que uma folha de jornal (ANSA).
B – Competitividade das Empresas
O Conselho de Turismo da FecomercioSP comemora a aprovação, na última terça-feira (28), no Senado, da MP que permite que agências de turismo, operadoras e cruzeiros marítimos paguem 6% de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas ao exterior no limite de R$ 20 mil mensais. Desde o início do ano passado, a Federação atua em prol do pleito que tem por objetivo incentivar a recuperação do setor turístico brasileiro, um dos negócios mais prejudicados durante a pandemia. A diminuição da tributação sobre remessas de dinheiro ao exterior contribui para a recuperação econômica do setor de turismo, profundamente afetado pela pandemia.
C – Data Center
Com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do Governador de Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi oficializada em Paulínia-SP o início das obras daquele que será o maior Data Center do Hemisfério Sul, o GRU Technology Campus, da CloudHQ, desenvolvedora global de data centers especializada em projetos, desenvolvimento e operação para data centers de última geração do tipo hyperscale e carrier-neutral. Durante o evento, os convidados conheceram parte da área de 200 mil m2 do campus, que abre caminho para melhorar a infraestrutura digital do Brasil por anos e décadas futuras por conta da escalabilidade, eficiência, alta performance, baixa latência e conectividade segura (http://gru.ifsp.edu.br/).
D – TikTok em Carros de Apps
Quem utiliza transporte por aplicativo em São Paulo e Belo Horizonte passa a ter grandes chances de realizar seus deslocamentos assistindo a uma curadoria especial de conteúdos do TikTok, por meio de telas de tablets afixados nos bancos dos veículos. Esse diferencial nas viagens é viabilizado pela parceria entre a adtech Zanzar e a plataforma de entretenimento, que possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. A Zanzar é uma startup de tecnologia de mídia iDOOH (Interactive Digital Out Of Home), uma inovação em relação ao segmento de mídia OOH (mídia “fora de casa”, que inclui outdoor, mobiliário urbano, transporte, terminais, estações, shoppings e outros espaços de circulação de pessoas). A empresa foi fundada em 2018 em Minas Gerais e chegou a São Paulo em 2021 (https://zanzar.com.br/)
E -Loja Virtual
A Geopagos, infraestrutura de aceitação de pagamentos para América Latina, expande sua proposta de valor omnichannel com o lançamento da Loja Geo. A solução, além de promover a aceitação de pagamentos digitais, busca expandir sua oferta para que clientes do setor financeiro viabilizem uma plataforma rápida e fácil para varejistas criarem suas lojas on-line. Loja Geo é uma plataforma de e-commerce white label pensada para que os players do mercado de pagamentos possam oferecer a seus lojistas e empreendedores a possibilidade de criar uma loja virtual personalizada de forma rápida, fácil e segura. O objetivo é potencializar suas vendas, impactando positivamente no desenvolvimento econômico do país e da região. Outras informações: (https://pt.geopagos.com/).
F – Benefícios Corporativos
Criada em 2021 para ajudar os RHs das empresas a gerir melhor os benefícios corporativos, e os colaboradores a ter uma visibilidade completa de sua remuneração total, a HRtech gaúcha Tutto planeja expandir sua presença em todo o país e dobrar de tamanho neste ano, saltando de 13 mil colaboradores ativos gerenciados para mais de 25 mil até o final do ano. Essa expansão está sendo viabilizada por um investimento anjo. A Tutto se posiciona como um parceiro único, especializado em RH, que otimiza a administração de tudo o que se refere a benefícios para torná-los mais valorizados pelos colaboradores e, assim, contribuir para atração e retenção de talentos. A startup foi criada a partir da experiência de mais de 10 anos em empreendedorismo dos sócios em gestão de benefícios corporativos. Saiba mais: (https://www.tutto.com.br/).
G – Promoção com Passagens
A FlixBus, empresa de tecnologia em transporte rodoviário controlada pela provedora mundial de mobilidade Flix, anuncia uma grande promoção, com passagens pelo valor promocional de R$ 19,99 para todos os destinos oferecidos pela empresa. A promoção é válida até o próximo dia 10 ou de acordo com a disponibilidade dos bilhetes, uma vez que o número é limitado. As viagens deverão acontecer ainda no mês de março. A notícia vem em boa hora para aquelas pessoas que aproveitarão o show do Coldplay, o Festival Lollapalooza ou simplesmente gostariam de viajar, mas estavam preocupadas com o alto preço das passagens. Saiba mais em: (https://www.flixbus.com.br/).
H – Varejistaa e o e-commerce
O e-commerce está passando por uma mudança de cenário global. Segundo pesquisa realizada pela eMarketer em julho de 2022, o setor atingiu 17,2% de crescimento no Brasil em um ano, a menor taxa desde 2011. 59% das lojas no Brasil já se dedicam 100% ao comércio online. Além disso, entre as que possuem faturamento maior do que R$ 50 mil por mês, 90% se dedicam completamente à atividade. De acordo com Eduardo Esparza, VP da Tenerity no Brasil e na Espanha, ainda existe uma tendência de compras em lojas físicas. Muitas pessoas ainda possuem o hábito de experimentar roupas antes de comprar, o que reforça a importância das lojas físicas. Logo após, vemos assessórios (9,9%), saúde e beleza (8,3%) e empatados joias e artesanato (3,9%). Saiba mais: (https://www.tenerity.com/br).
I – Capacitação em Franchising
A Associação Brasileira de Franchising, por meio da ABF Educação, divulga seu Calendário de Cursos até maio de 2023. O Programa de Capacitação em Franchising (PCF), um dos mais tradicionais cursos da entidade, e Certificação em Gestão de Redes de Franquias abrem a agenda a partir de março. Os cursos da ABF são abertos a associados e não associados e ministrados no formato híbrido (presencial e online). Oficiais e reconhecidos como referência do mercado de franquias brasileiro, os cursos da ABF são ministrados por especialistas do setor. Neste mês, a entidade dedicará todo o mês às mulheres, com eventos sobre governança, sucessão e gestão. Saiba mais: (https://www.abfeducacao.com.br).
J – Cidades Inteligentes
Estão abertas as inscrições para o 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes que será realizado em Bento Gonçalves, nos dias 13 e 14 de abril. O evento é o principal do gênero voltado para discutir ferramentas e soluções que melhorem a eficiência dos serviços públicos prestados à população, em especial para as pequenas e médias cidades. O encontro é gratuito para servidores municipais e as inscrições devem ser feitas pelo (http://sympla.com.br/rcd). O Congresso propicia a troca de informações e networking entre prefeitos, gestores, servidores, especialistas e demais interessados na implantação de governos digitais para desenvolver as cidades.
K – Coureiro-calçadista
A Assintecal, por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de apoio às exportações do setor desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, trará 11 compradores internacionais para a 46ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec). O evento, que acontece na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, entre os dias 7 e 9 de março, projeta reunir mais de 20 mil profissionais do setor coureiro-calçadista do Brasil e de outros 35 países, a maior parte deles latino-americanos. É uma oportunidade para incrementarmos as exportações do setor para importantes players latino-amerticanos e europeus. Saiba mais: (https://www.fimec.com.br).