Negócios em Pauta 01/02/2023

em Negócios em Pauta
terça-feira, 31 de janeiro de 2023

A – Consórcio entrega primeiros tanques ao Exército

O consórcio italiano CIO, formado pelas empresas Leonardo e Iveco, entregou os dois primeiros veículos blindados Centauro 2 do lote comprado pelo Exército do Brasil em uma licitação no fim de novembro. A cerimônia foi realizada na unidade da Leonardo em La Spezia, na região da Ligúria, e os tanques foram recebidos pelo general Valério Stumpf Trindade, chefe do Estado-Maior do Exército. De acordo com a revista especializada brasileira Tecnodefesa, os veículos serão submetidos a testes nos próximos meses, antes de ser transportados para o Brasil. A publicação define o Centauro 2 como “referência no setor de veículos blindados antitanque de grande calibre” e que pode ser usado desde em “missões de defesa até operações de apoio e manutenção da paz”. O acordo do consórcio Leonardo-Iveco com o Brasil prevê a entrega de 98 unidades (ANSA).

B – Centro de Vacinação

O Hcor acaba de inaugurar um Centro de Vacinação, dentro da Unidade Avançada Cidade Jardim. Voltado para todos os públicos, o novo espaço visa contribuir com a ampliação da cobertura vacinal da população em geral. No local (Av. Cidade Jardim, 318), são disponibilizados mais de 15 tipos de imunizantes indicados pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim). A imunização adequada previne de 3 a 5,5 milhões de mortes em todo mundo, de doenças como sarampo, difteria, tétano, influenza, coqueluche e meningite, entre outras. Os atendimentos são realizados sem necessidade de marcação prévia ou, se o paciente preferir, com agendamento pelo tel. (11) 3889-3939. Mais informações: (https://www.hcor.com.br/servicos/vacinacao/).

C – Imagens Africanas

O prêmio de fotografia contemporânea CAP Prize está com inscrições abertas para a sua 12ª edição anual até o dia 7 de fevereiro. O concurso é realizado desde 2012 por uma ONG baseada na Suíça, e objetiva reconhecer imagens que retratem a África ou a situação da diáspora africana em países de outros continentes, incluindo o Brasil. Podem participar fotógrafos de qualquer idade e nacionalidade. As inscrições são gratuitas. Os participantes devem submeter séries com um mínimo de 10 e um máximo de 25 imagens que contenham uma história sobre a situação de populações originárias da África ou de pessoas que vivam em países africanos. Inscrições: (https://www.capprize.com/landing/cap-prize-2023-how-to-enter).

D – Pneus em Queda

O decreto do Governo que zerou a alíquota para importação de pneus de carga em 2021 continua impactando negativamente os resultados da indústria nacional de pneumáticos. O segmento encerra 2022 com queda de 0,2% nas vendas em unidades em relação ao ano anterior, somando 56,6 milhões de pneus comercializados. Essa medida tributária foi a principal responsável pelo fraco desempenho da indústria, já que as vendas totais de pneus de carga caíram 6,5% no ano passado, totalizando 7,4 milhões. Os dados fazem parte do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

E – Transporte e Mercado

No próximo dia 10 de fevereiro, a partir das 8:30, na Subsede da NTC&Logística, em São Paulo, acontece a primeira edição deste ano do Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical). O evento terá a participação dos principais executivos, empresários, representantes de entidades sindicais do transporte de cargas brasileiro e de ministros e magistrados brasileiros para debater o setor, medidas que impactam o transporte de cargas, e também terá a tradicional apresentação da pesquisa com o Índice Nacional dos Custos de Transporte. O evento acontecerá de forma híbrida, com vagas limitadas para o presencial. Inscrições: (https://www.sympla.com.br/evento-online/conet-intersindical-sao-paulo/1826377). Informações: (https://www.portalntc.org.br/).

F – Guia de Tendências

Janeiro terminou e muitos empreendedores ainda não planejaram suas ações para este ano. Para orientar quem está perdido, o Sebrae Rio elaborou o Guia de Tendências 2023. Totalmente gratuito e on-line, o material conta com seis tendências para empreendedores e seis tendências para os negócios. “Muitas vezes a correria do dia a dia não permite que o empreendedor entenda as oportunidades que aparecem para a sua empresa. Hoje, o consumidor quer propósito, visões de mundo e ideias traduzidas em significados e inovações. Por isso, quem empreende precisa estar atento às novas formas de encantar seu cliente”, diz Tainá Alves, do Sebrae Rio. Para consultar o Guia, acesse o link: (https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/guia-de-tendencias-2023).

G – Serviços Financeiros

O BMW Group Serviços Financeiros celebra seu recorde em novos negócios no varejo, com um volume de R$ 1,76 bilhão em 2022. A empresa registrou crescimento de 22% no volume de operações financiadas em vendas no varejo em relação a 2021, quando atingiu R$ 1,447 bilhão. Além disso, pela primeira vez na história, considerando as carteiras de atacado e varejo somadas, o BMW Group Serviços Financeiros ultrapassou R$ 2,1 bilhões. Em 2022, a empresa ampliou a participação no mercado com o financiamento de 5 em cada 10 veículos do BMW Group 0km vendidos a clientes finais. Entre os serviços disponíveis, estão os planos de manutenção, seguro e produtos adicionais como acessórios, blindagem e rider equipment.

H – Causal Dinning

A Detroit American Steakhouse — rede de restaurantes causal dinning — inaugura sua primeira unidade na capital paulista, no coração da cidade (Shopping Light, piso 5, loja 426/427). O restaurante oferece ao consumidor um ambiente jovial, decorado no mais autêntico estilo americano, capacidade para atender 52 pessoas, no salão interno, além de atender na praça de alimentação disponível no shopping, formato 2 em 1 ao mesmo tempo. A rede conta com unidades na Bahia, DF, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Roraima com decoração inspirada na cidade de Detroit, capital do automobilismo e berço da gravadora Motown. Saiba mais em: (https://detroitsteakhouse.com.br/).

I – Voos e História

A Azul anunciou uma expansão histórica em Minas Gerais. A empresa acaba de anunciar voos partindo de Belo Horizonte (BH Airport) com destino a Curaçao, no Caribe, Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, além de ligações regionais com as cidades mineiras de Araxá, Divinópolis e São João del Rei. O BH Airport – único aeroporto internacional do Estado – passará a contar com um voo semanal da Azul para Curaçao e três voos semanais para Fort Lauderdale ainda no primeiro semestre de 2023, bem como ligações diárias da capital mineira para Araxá e de Campinas para Divinópolis. No segundo semestre, a Azul oferecerá também dois voos semanais para Orlando e dois voos semanais para São João del Rei, cidade histórica.

J – Comércio e Serviços

Entre os dias 28 e 30 de março, no Expo Center Norte, acontece a Autocom 2023, a maior feira de tecnologia para o comércio e serviços da América, com exposição dos lançamentos dos principais players do mercado e debates e palestras com conteúdo sobre os desafios do varejo e as principais tendências. Mais de 170 marcas vão apresentar novidades, desde o desenvolvimentode novos softwares, hardwares até soluções integradas e específicas para cada novo formato de automação para o comércio e o varejo. Estarão em discussão as tendências do setor, o presente e o futuro do varejo, novos hábitos, inovação, investimentos e tecnologia também serão debatidos. (https://feiraautocom.com.br/).

K – Comemoração Histórica

A Drogaria São Paulo está completando 80 anos. A primeira loja foi fundada em 1943 por Thomaz de Carvalho, no centro de São Paulo. A rede tornou-se pioneira no atendimento farmacêutico 24 horas, contratação de mulheres e na concessão de descontos exclusivos para aposentados. Carrega em toda a sua história o relacionamento e a confiança dos clientes como uma de suas principais missões. Desde a sua fundação, a empresa foi disruptiva, quando em um cenário de alta inflação da época, passou a vender diretamente aos clientes, já que inicialmente as drogarias atuavam em forma de atacado, vendendo para outras farmácias. Atualmente, a bandeira Drogaria São Paulo conta com mais de 900 filiais presentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso.