340 views 4 mins

Pensando em trazer IA para o seu local de trabalho?

em Opinião
quarta-feira, 02 de agosto de 2023

Wesley Costa (*)

Veja como fazê-lo com sucesso, aproveitando seu potencial para aprimorar as operações comerciais, mas também esteja atento aos desafios que podem afetar sua eficácia.

A implementação da IA nas atividades comerciais é uma forma confiável de aumentar a velocidade, eficiência e qualidade do trabalho. O mercado global de IA já ultrapassa US$ 136 bilhões e projeta-se que cresça 13 vezes nos próximos sete anos, o que indica um futuro promissor para essa tecnologia.

No entanto, existem limitações que requerem cautela ao utilizar a IA.

Certifique-se de obter resultados únicos e relevantes, pois a IA pode inicialmente gerar resultados genéricos que necessitam de refinamentos para serem efetivos. Personalizar e entregar resultados exclusivos são essenciais para garantir uma experiência positiva para o cliente e o sucesso da sua marca no mercado.

Outro cuidado importante é evitar saídas imprecisas, incompletas ou tendenciosas.

A capacidade da IA em contextualizar informações ainda é inferior à mente humana, e um modelo mal treinado pode resultar em previsões incorretas e impactar negativamente os resultados ao longo do tempo. Eduque os usuários sobre as limitações da IA, enfatizando a importância de dados de alta qualidade e consultas precisas para obter respostas confiáveis.

Além disso, a IA requer manutenção e atualizações regulares para manter sua eficácia. O pré-treinamento adequado e atualizações consistentes são essenciais para evitar a degradação do desempenho da IA ao longo do tempo. Treinamentos específicos para sua organização também melhoram a eficácia da IA e tornam a manutenção mais eficiente.

Seu pessoal é sua melhor ferramenta para uma melhor incorporação de IA

Em última análise, as empresas que conseguem encontrar o equilíbrio ideal entre colaboração humana e robótica são as que têm maior probabilidade de obter sucesso. A verdade é que, embora a inteligência artificial tenha crescido aos trancos e barrancos, ela não está nem perto de substituir os humanos que podem pensar criativamente e fornecer um contexto valioso para tornar os resultados da IA úteis, relevantes e exclusivos para sua marca.

Os filmes de ficção científica criaram uma fantasia em nossas mentes de que o objetivo é ter tudo automatizado ou feito por robôs completamente autônomos. Esse ponto cego de nossa parte foi responsável por muitas tentativas fracassadas de integrar a IA à sociedade. Em vez disso, precisamos reconhecer os pontos fortes e fracos da tecnologia e reservar um tempo para construir a autonomia da maneira certa.

Este é o único caminho que temos para um futuro onde humanos, robôs e IA coexistam com sucesso.

(*) Especialista em consultoria de negócios, CEO da Disatec e Presidente do Grupo WCS TECHNOLOGY INC. Com ampla formação e certificações em diversas áreas, ele é reconhecido pela sua sólida base de conhecimento. Além de suas atividades empresariais, Wesley Costa é um autor de renome, com livros traduzidos em vários idiomas. Ele compartilha seus insights sobre negócios, tecnologia e carreira por meio de artigos em blogs e no LinkedIn. Como palestrante internacional, Wesley Costa aborda temas como empreendedorismo, produtividade, gerenciamento de riscos e redução de custos.