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Para crescimento profissional é indispensável uma boa comunicação

em Opinião
sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Ricardo Karpat (*)

Uma comunicação eficiente é indispensável para o sucesso profissional.

Muitas pessoas investem em aprimorar seus conhecimentos técnicos e algumas competências especificas, porém se esquecem de aprimorar sua capacidade de comunicação. Isso ocorre pois pressupõem que já detém esta competência bem desenvolvida, quando, na verdade, existe uma falsa percepção de que se trata de uma competência básica, que todos possuímos de maneira satisfatória.

Se olharmos de maneira mais crítica, verificaremos falhas de comunicação a todo instante dentro das corporações, desde as mais graves: como falta de informação crucial por parte de um colaborar perante a um cliente; até pequenos erros que proporcionam retrabalho por falta de explicações corretas por parte de um superior.

Errar em ações que temos muita confiança é um hábito do ser humano, muito mais comum do que podemos imaginar. Comunicamo-nos a todo o momento e, por isso, julgamos ser bons comunicadores. Porém, nos esquecemos que, para tal, é preciso ter boa capacidade de interpretar palavras, expressões e sentidos. É necessário compreender a mensagem expressa (através da fala, escrita e corporal) de forma coesa e limpa, para, assim, transmitir e manter este fluxo de informações de forma clara e assertiva.

Algumas dicas são bem vindas para se obter uma boa comunicação:

  • Escolha o momento e o lugar certo para se manifestar: feedback negativo é importante, mas nunca na frente de outras pessoas, pois isso trará insatisfação e constrangimento de quem recebe;
  • Não interrompa outra pessoa durante uma explanação: quando isso acontece, você não permite que o outro se expresse de forma completa, interrompendo a íntegra da mensagem e podendo gerar interpretações parciais, levando a um erro de conclusão;
  • Esteja atento à linguagem corporal: grande parte de nossa comunicação é feita através de gestos. Tome cuidado com as formas de expressão. De nada adianta usar palavras gentis se o corpo demonstra o oposto;
  • Mantenha o controle: um bom comunicador nunca perde o controle na hora de se expressar. Quando se eleva o tom de voz ou usa palavras ofensivas perde-se totalmente a razão;
  • Seja Objetivo: mensagens longas não são compreendidas por inteiro. Em algum momento as pessoas se dispersarão;
  • Conheça o seu público: é fundamental saber com quem você está se comunicando. Invariavelmente, a abordagem para uma pessoa de 18 anos deve ser diferente do que a dada a alguém com 80 anos, por exemplo.

Por fim, a comunicação é uma competência que pode ser aprimorada. Para tal, existem cursos que podem auxiliar. Se você detecta alguma deficiência na maneira de se expressar, não perca tempo, busque ajuda, pois ela poderá impulsionar de forma significativa a sua carreira!

(*) – É Diretor da Gábor RH, administrador de empresas especializado em recursos humanos.