220 views 3 mins

A tecnologia aliada ao Direito: o advogado 4.0

em Opinião
quarta-feira, 28 de junho de 2023

Gabriel Mancuso (*)

O mundo vem se transformando cada vez mais graças a tecnologia, trazendo a reboque diversas vantagens e facilidades, inclusive para a área do Direito, como a possibilidade de automatizar processos e dar mais tempo para advogados se dedicarem ao atendimento dos clientes.

Processos que antes eram lentos e burocráticos, vêm se transformando, e o advogado precisa mudar sua forma de pensar e de trabalhar para acompanhar a evolução da profissão. Nesse contexto, surgiu o conceito do advogado 4.0, profissional do Direito que tem à sua disposição recursos tecnológicos que o auxiliam em uma atuação mais estratégica e também no processo de tomada de decisões. Mas para que os recursos tecnológicos façam a diferença no trabalho, o advogado 4.0 também precisa dominar os recursos digitais para dinamizar o atendimento.

A ideia é que o profissional seja o protagonista do processo, analisando os dados e oferecendo uma solução em um curto espaço de tempo. O advogado 4.0 entende que a tecnologia está disponível para facilitar seu trabalho, não para substituí-lo.

A revolução tecnológica trouxe diversos benefícios para a sua rotina, e nesse texto listo quatro das mais importantes. Aumento da produtividade: ao automatizar processos e usar a inteligência artificial, os profissionais do Direito podem ser mais produtivos e se dedicar a atividades realmente importantes, ao invés de gastar tempo com processos burocráticos e rotineiros.

Otimização do tempo: por meio de recursos tecnológicos, os profissionais podem ter mais ferramentas para analisar os casos e tomar decisões mais assertivas, evitando retrabalho e otimizando significativamente o tempo de trabalho. Redução de custos: quando as tarefas são realizadas de forma eficaz e mais rápida, os custos são menores para o escritório e para o cliente.

Por fim, o aumento na qualidade dos serviços: as inovações tecnológicas ajudam a melhorar a qualidade do serviço entregue pelo advogado. Dessa forma o cliente também acaba atribuindo mais valor ao serviço ofertado. Em suma, a advocacia 4.0 alia a tecnologia à prática jurídica para trazer mais eficiência aos processos rotineiros da área.

Para se tornar um advogado 4.0, o profissional precisa entender que a tecnologia é uma aliada, investir em inovação e criatividade e divulgar seus conhecimentos jurídicos.

(*) É Fundador e CEO da JusCash.