Jens Lachenmeier (*)
Um dos principais valores de uma marca é a sua reputação. Com a era digital, espaços de avaliação em sites se tornaram um dos termômetros para analisar a credibilidade do negócio.
O Google, por exemplo, destaca-se nesse quesito e as empresas aproveitam a oportunidade para chamar a atenção dos clientes. A plataforma permite que usuários deixem avaliações, comentários e até sugestões de melhorias. Essas interações impactam a página da companhia e a capacidade de vendas.
Pesquisas apontam que a imensa maioria dos clientes e usuários “dá um Google” antes de fazer novos negócios. Somente após receber os resultados da plataforma, os consumidores acessam o site ou a rede social da empresa. Um levantamento da agência de SEO Hedgehog Digital mostra que 93% dos brasileiros fazem alguma busca on-line de informações e que 82% usam o Google para pesquisar conteúdos e informações de produtos. No entanto, tornar-se uma organização cinco estrelas em uma plataforma digital requer compromisso com a satisfação do consumidor e excelência no atendimento.
Diante disso, o principal ponto é oferecer produtos ou serviços que sejam valorizados pelo público-alvo. Existem também outras estratégias rápidas e práticas que podem contribuir ainda mais para uma boa posição no mercado.
Comunicação transparente
A companhia precisa estar disponível para os clientes e ter um suporte on-line para responder dúvidas e perguntas de forma imediata. A comunicação clara e transparente evita mal-entendidos e auxilia na construção da confiança e fidelidade.
Feedback
A empresa deve incentivar os clientes a deixarem avaliações. Demonstre que valoriza o feedback deles, respondendo aos comentários de forma construtiva e proativa.
Resolução de problemas
Se surgir algum contratempo, é importante que a companhia resolva de maneira rápida e eficaz. Os clientes apreciam quando suas preocupações são tratadas com seriedade e eficiência.
Boas experiências
Entregue além das expectativas para proporcionar uma boa experiência ao cliente. Isso inclui atendimento exclusivo, produtos personalizados e gestos de cortesia.
Equipe preparada
Certifique-se de que seu time está bem treinado e que possui as habilidades necessárias para lidar com uma variedade de situações, problemas e clientes.
Tecnologia de ponta
A empresa deve se manter atualizada com as tendências e tecnologias do mercado. Nesse contexto, é importante também estar atento às mudanças e às preferências dos consumidores para evoluir e alavancar as vendas.
Redes sociais
Além das avaliações no Google, mantenha presença ativa em outras plataformas relevantes para o setor. Redes sociais são um ótimo caminho para conquistar e fidelizar clientes.
Avaliações positivas
Demonstre gratidão aos clientes pelos elogios públicos. Compartilhe mensagens positivas nas redes sociais e destaque o agradecimento em sites ou diretamente com o cliente.
Cliente insatisfeito?
Nesse caso, o ideal é não pedir avaliação e resolver o problema de forma amigável. Se o comentário negativo já existe, a empresa deve responder com educação. Quando não há solução imediata, é preciso devolver o dinheiro ao cliente.
(*) CEO da Nordic Green, e-commerce que vende conjuntos prontos de plantas verdes em vasos de cerâmica – [email protected].