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7 vantagens competitivas que a pesquisa de mercado traz para o seu negócio

em Opinião
segunda-feira, 03 de abril de 2017

Daniela Schermann (*)

Não é novidade para ninguém que o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo.

De um lado, clientes mais ansiosos e exigentes, que nos desafiam a entregar produtos com qualidade, agilidade e preços acessíveis. De outro, mercados em constantes transformações, com novos produtos e serviços surgindo a todo momento. Soma-se a isso um cenário macroeconômico desafiador e uma busca incessante pela produtividade máxima ao menor custo. Como se diferenciar e encontrar vantagens competitivas em um cenário tão complexo? Se você pensou em pesquisa de mercado, ponto para você.

A pesquisa de mercado oferece dados e informações para que as empresas possam obter sucesso e crescer de forma sustentável. Veja aqui as vantagens competitivas que a pesquisa de mercado traz para o seu negócio:

1. Tomar decisões com mais segurança – Imagine que você recebeu um dinheiro extra. Estou falando aqui de uma boa quantia, que represente de dois a cinco anos do seu salário. Qual a primeira coisa que você faz com esse dinheiro? A grande maioria das pessoas iria avaliar e pesquisar qual o melhor caminho a seguir. Alguns iriam pesquisar na internet informações sobre o mercado imobiliário ou sobre investimentos. Outros iriam conversar com amigos e familiares de confiança. Há ainda os que iriam procurar o gerente do banco, um consultor ou outro especialista que pudesse ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Em qualquer um dos caminhos, a opção escolhida é a mesma: buscar mais informações para tomar uma decisão com segurança. E, se fazemos isso na vida pessoal, por que não faríamos na vida profissional? Ao tomar decisões que vão impactar o dia a dia do seu negócio, é preciso reunir dados que te ajudem nessa decisão, e não ouvir apenas a sua intuição. A pesquisa de mercado fornece informações sobre o que os consumidores pensam sobre a sua marca, produto, serviço, concorrência ou mercado. Com base nessas informações, é possível tomar decisões estratégicas com mais segurança.

2. Conhecer de perto as suas buyer personas – Como deve ser feita a comunicação da sua empresa? Em quais redes sociais é preciso estar presente? Onde divulgar seus produtos? Como se posicionar no Google? Para todas essas perguntas, a resposta é: depende de com quem você está falando.
Por isso é tão importante conhecer as suas Buyer Personas. Sem conhecer o seu cliente ideal, é difícil planejar ações e estratégias eficazes.

Com uma pesquisa de Buyer Persona, você vai saber quem são os seus clientes, o que pensam, como pesquisam produtos e serviços, quais seus hábitos de consumo e muitas outras informações valiosas.

3. Identificar erros a tempo – Sabe aquela frase: “Errar é humano, persistir no erro é burrice”? O problema é que, no dia a dia de uma empresa, às vezes persistimos no erro exatamente porque não identificamos o erro. Neste caso, não dá pra chamar de burrice, ou falta de conhecimento, mas de desconhecimento mesmo. São tantos processos, pessoas e departamentos, que uma informação ou outra pode passar batida. E aí um pequeno erro se torna um problema maior que pode levar inclusive a problemas de caixa, receita ou imagem de marca.

A informação, mais uma vez, será o grande aliado para que você identifique erros com velocidade. A dica, aqui, é ouvir os dois principais públicos que estão em contato direto com a sua marca: o seu consumidor e o seu público interno. Pesquisas de mercado com os clientes e com o time de profissionais fornecem informações valiosas para os gestores. Se algo vai mal, uma pesquisa de satisfação, por exemplo, pode te ajudar a identificar o problema e agir a tempo.

4. Descobrir pontos fortes e fracos em relação à concorrência – A pesquisa de mercado é uma excelente ferramenta para monitorar a sua concorrência. Você utilizá-la para fazer benchmarking ou para fazer uma análise do seu mercado como um todo e descobrir quais os pontos fortes e fracos que sua marca possui em relação aos concorrentes. Com esses resultados em mãos, é possível identificar pontos de melhoria e oportunidades.

5. Prever tendências de mercado – Ao ouvir o seu consumidor frequentemente, é possível identificar tendências de mercado e mudanças no comportamento do consumidor. Essas informações permitem que as marcas se antecipem e aproveitem essas mudanças da melhor forma possível. Em um mundo em constante transformação, prever tendências é vital. Imagine se os táxis pudessem prever que serviços como Uber e Cabify iriam se popularizar. Ou se a rede hoteleira imaginasse que as pessoas passariam a se hospedar em apartamentos pelo Airbnb.

6. Identificar problemas relativos à imagem da marca – Crise de imagem pode devastar um negócio da noite para o dia. A realidade está aí para nos mostrar dezenas de cases de marcas que foram reconhecidas pelos consumidores como machistas, homofóbicas, preconceituosas ou retrógradas e tiveram muita dificuldade para se recuperar inteiramente. A pesquisa de mercado pode te ajudar a evitar crises de imagem. Primeiramente, avalie constantemente a imagem da sua marca, tanto com seus consumidores quanto com o seu público interno.

Além disso, sempre que for lançar uma nova campanha, lembre-se de fazer um teste de campanha antes. Assim será possível identificar se a campanha está transmitindo os valores e as mensagens que se espera, evitando problemas e desinformação.

7. Reter talentos no seu time – Uma empresa é feita de pessoas. Essa frase se tornou um clichê porque é a mais pura verdade. Por isso, é preciso cuidar bem do seu time. Reter talentos é um desafio para muitas empresas, mas a pesquisa de mercado pode ser a solução. Ao fazer uma pesquisa de clima organizacional é possível identificar motivos de insatisfação dos colaboradores, sinais de desmotivação, problemas de cultura e outros sinais de que algo não vai bem.

Com os resultados em mãos, torna-se possível agir e impedir que pessoas capacitadas e talentosas abandonem o barco. Utilize a pesquisa de mercado como uma ferramenta a seu favor e ganhe vantagens competitivas para obter sucesso no seu negócio.

(*) É líder de marketing do Opinion Box, empresa especializada em soluções digitais para pesquisas de mercado e opinião.