199 views 8 mins

10 dicas de automação para melhorar gestão de dados

em Opinião
quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Paulo de Godoy (*)

Os processos de TI e de armazenamento de dados exigem muitas tarefas repetitivas e inevitáveis, que tomam muito do nosso tempo e paciência. Quando explicamos isso às outras pessoas, muitos dizem: “se fosse fácil, não chamariam isso de ‘trabalho’”.

Fato é que, para os profissionais de tecnologia, o tempo é valioso porque é preciso dedicar bastante atenção a três pilares prioritários e essenciais: inovação, redução de custos e crescimento dos negócios. E é justamente por isso que, apesar de entender que todo trabalho tem seus desafios, prefiro dar foco no que realmente pode me ajudar em todas as frentes de atuação: a automação.

Reduzir drasticamente o tempo de muitas tarefas, passando de dias e horas para minutos e segundos, é a missão da automatização. Ela também transforma o gerenciamento de dados, otimizando a padronização, eficiência, precisão, segurança e conformidade.

Veja abaixo 10 dicas de como a sua equipe de TI pode utilizar a automação para facilitar as rotinas de trabalho.

  1. Backup e recuperação de dados
    Esses são aspectos essenciais do gerenciamento de dados. A automação e os scripts tornam esse processo mais rápido, confiável e eficaz, pois permitem definir agendamentos de backup, restaurar rapidamente arquivos e pastas e fornecer mais controle sobre os processos. A automação também ajuda a garantir que os dados estejam protegidos e sejam facilmente recuperáveis em caso de perdas ou desastres. Os processos de backup automatizados podem eliminar a necessidade de intervenção manual e reduzir o risco de erro humano.
  2. Arquivamento de dados
    O arquivamento de dados envolve a movimentação de dados inativos ou acessados com menos frequência do armazenamento primário para camadas de armazenamento de custo mais baixo. A automação pode ser utilizada para classificar e arquivar dados com base em regras ou políticas predefinidas, otimizando recursos de armazenamento e reduzindo custos. Ela também pode simplificar o processo de arquivamento, marcando automaticamente os dados com metadados para facilitar a recuperação.
  3. Camadas de dados inteligentes, on-premise e na nuvem
    As empresas geralmente têm dados armazenados em diferentes tipos de mídia de storage, como SSDs, HDDs e fitas. As empresas analisam esses dados para determinar padrões de uso e, posteriormente, hierarquizá-los com base na frequência de uso. A automação pode gerenciar de forma inteligente a hierarquização desses dados, movendo-os automaticamente para o meio mais apropriado a partir de padrões de acesso, data de criação ou outros critérios. Isso pode reduzir significativamente os custos de armazenamento e aumentar o desempenho.
  4. Deduplicação e compactação
    A automação pode ser utilizada para identificar e compactar ou eliminar dados duplicados, a fim de reduzir os requisitos de espaço de armazenamento e otimizar a eficiência do armazenamento de dados, o que resulta em melhor relação custo-benefício e aceleração do tempo de backup/recuperação.
  5. Simplificar a governança e compliance de dados
    Os regulamentos de conformidade que regem o gerenciamento de dados são extensos e variam entre as empresas e regiões. A automação tem um papel fundamental na aplicação de políticas de governança de dados e na garantia da conformidade com as regulamentações do setor. Ela pode monitorar automaticamente o acesso, a retenção e a segurança dos dados, ajudando a manter a integridade dos dados, atender aos requisitos legais e preparar a organização para auditorias.
  6. Provisionamento e escalonamento de armazenamento
    Ao lidar com grandes volumes de dados, realizar manualmente o provisionamento e o dimensionamento de recursos de armazenamento, podem se tornar tarefas demoradas e propensas a erros. A automação permite alocar dinamicamente recursos de armazenamento com base na demanda, garantindo desempenho e utilização de recursos somente quando necessário, reduzindo os custos às empresas e o estresse das equipes.
  7. Segurança de dados e controle de acesso
    Com o contínuo aumento das ameaças cibernéticas, a automação pode ajudar a tornar os dados mais seguros. Automatizar o processo de segurança e controle de acesso permite que suas equipes implementem medidas de proteção em tempo real e reduzam a probabilidade de erro humano. Também pode ser usada para configurar e gerenciar controles de acesso, garantindo que os dados sejam acessados apenas por pessoas autorizadas e protegendo contra acesso não-autorizado ou violações de dados.
  8. Análise de dados e relatórios
    Os sistemas automatizados de gerenciamento de dados também podem melhorar os insights sobre o uso de dados, desempenho de armazenamento e tendências. Isso facilita a tomada de decisões baseada em dados e o planejamento de recursos.
  9. Migração de dados
    As migrações de dados para novas tecnologias ou plataformas de armazenamento são frequentemente necessárias ao implementar uma nova plataforma. A própria migração pode revelar oportunidades de automação e scripts. Ela pode ajudar a agilizar os processos, minimizando o tempo de inatividade e o potencial de perda de dados. Dessa forma, a nova plataforma garante uma forma mais eficiente de fazer negócios.
  10. Monitoramento e Alertas do Sistema
    O monitoramento e os alertas permitem que as equipes de TI detectem e respondam a problemas críticos em tempo real, ajudando a evitar falhas ou interrupções dispendiosas. Os sistemas de alerta de automação podem monitorar dados de log, relatando o status de servidores, dispositivos, aplicações e redes – ainda prever com antecedência onde é provável que surjam problemas. Os sistemas automatizados também podem monitorar continuamente o desempenho, a capacidade e a integridade do storage, emitindo alertas ou notificações quando limites predefinidos são excedidos.
    Enfim, muitas tarefas repetitivas e complexas podem ser executadas, gerenciadas e controladas por meio da automatização. Devido ao seu desenvolvimento exponencial, as equipes de Tecnologia da Informação, de Segurança, Infraestrutura etc são capazes de usá-las para aumentar a produtividade, delegando tarefas operacionais a ferramentas de software que, por meio de IA e machine learning, são capazes de estabelecer padrões para otimizar múltiplos processos e assegurar que colaboradores tenham uma melhor experiência de trabalho, uma vez que se sentem empoderados para agir de forma mais estratégica a fim de alcançar suas metas e impactar positivamente nas decisões de negócios.

(*) É Country manager da Pure Storage.