Economia da Criatividade
janeiro 20, 2023
740 views 7 mins 0

Tire seus projetos do papel

Não é raro encontrar pessoas que têm projetos, sonhos e muita vontade de mudar algumas coisas na sociedade, no meio ambiente ou com seres vivos. Esses projetos podem ser um intercâmbio para estudar em outro país e dar a oportunidade de outro estudante conhecer nossa cultura e idioma. Outro exemplo de projeto pode ser a […]

Economia da Criatividade
janeiro 12, 2023
756 views 5 mins 0

O nascimento de uma indústria influente

“Arrival of a Train at La Ciotat” , em português “A Chegada do Trem à Estação La Ciotat”, é considerado um dos primeiros e mais importantes filmes na história do cinema. O filme curto foi dirigido pelos irmãos franceses Louis e Auguste Lumière, e foi exibido pela primeira vez em 28 de dezembro de 1895 no […]

Economia da Criatividade
janeiro 05, 2023
715 views 14 mins 0

As Maiores Dúvidas do Cinema em 2023

Dizem que a virada do ano é época de olhar para trás e refletir no que já foi. E com tantos lançamentos gigantes em 2022 (como Top Gun: Maverick) e outros mais polêmicos (como Don’t Worry Darling), há muito a se falar sobre o ano que se foi. Porém, eu sempre acho muito mais interessante […]

Economia da Criatividade
dezembro 22, 2022
784 views 6 mins 0

Lay-offs globais. O que está acontecendo, afinal?

Após um período de dois anos de contenção na economia mundial, com crescimentos próximos de zero nos PIBs de muitos países, das instabilidades e incertezas geradas pela guerra na Ucrânia e as consequências na matriz energética de boa parte da Europa, os juros subiram nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil. Com isso, os […]

Economia da Criatividade
dezembro 15, 2022
762 views 5 mins 0

Artista precisa ser famoso?

César Munhoz (*) Hoje assisti uma entrevista com Pete Burns, um dos maiores mestres da música pop de todos os tempos. É dele a canção “You Spin Me Round (Like a Record)” que inaugurou uma nova era na música dançante nos anos 80 com o high-NRG, uma mistura de disco, techno, punk e timbres estridentes. […]

Economia da Criatividade
dezembro 08, 2022
666 views 3 mins 0

Entretenimento: barraco é conteúdo?

A rivalidade entre artistas é um dos pontos que mais entretém o público. Conflitos entre personalidades, como o que vimos na cerimônia do Oscar de 2022 envolvendo Will Smith e Chris Rock, não são novidade. Outros exemplos são os atritos entre Kanye West e Taylor Swift, os ataques pessoais entre lutadores e outros esportistas, Madonna […]

Economia da Criatividade
dezembro 01, 2022
841 views 8 mins 0

Por que o brasil não investe na sua economia criativa?

O termo “economia criativa” denomina um conjunto de atividades econômicas heterogêneas que tem como base a criatividade, e que fazem uso intensivo do talento criativo incorporando técnicas e tecnologias. A economia criativa pode ser entendida como a soma da produção e do comercio de bens e serviços que possuem o conhecimento e a criatividade como […]

Economia da Criatividade
novembro 24, 2022
689 views 6 mins 0

Startups: o combustível da inovação aberta

Em meu último artigo, falei sobre inovação aberta e como as empresas estão buscando cada vez mais essa forma de se manter atualizada, competitiva e de mudar o mindset. Descobri depois que já existe até pós-graduação em inovação aberta. Sinal de que o mercado corporativo está ávido por profissionais especializados, para conduzir e para trabalhar […]

Economia da Criatividade
novembro 17, 2022
701 views 4 mins 0

Sacrificando a Arte em Nome do Engajamento

Quando soube da escalação da influenciadora Jade Picon para a novela das nove eu imediatamente franzi a testa. “Jade Picon? Na novela das nove? Horário nobre logo assim de cara?”. Aí veio a informação de que ela não só estava na novela das nove como seria uma das antagonista da trama, tipo de papel que […]

Economia da Criatividade
novembro 10, 2022
689 views 8 mins 0

Do Boom à Bolha: Games, Filmes e Séries, como Acertar ao Empreender em Conteúdo de Entretenimento

Por volta de 1995 iniciou-se uma revolução na comunicação: a internet. “Rede mundial de computadores”, como diziam os apresentadores de telejornais daquela época. Ninguém entendia muito bem o que era, o que se podia fazer nela, mas fato é que os “internautas”, como eram conhecidos os usuários, “surfavam” nas “home-pages” de grandes marcas, pelo finado […]