O que devemos aprender com transformação digital que não deu certo
Ricardo Stucchi (*) Projetos de mudanças na empresa podem falhar, mesmo quando bem planejados e estruturados. Mas, com a disposição sincera em aprender com os fracassos, é possível olhar para os pontos de vulnerabilidade e encontrar caminhos rumo a melhores realizações. Ao longo da vida, o fracasso é um acontecimento inevitável. Seja você um médico, […]
Será que os líderes fizeram tudo na pandemia frente à transformação digital?
Carlos Baptista (*) A pandemia da Covid-19 provocou um conjunto de mudanças em nossa sociedade, tanto no nível pessoal quanto no aspecto profissional. Para muitos, questões como o trabalho home office, as compras por meio das plataformas de delivery, o uso da telemedicina e as aulas através do ensino remoto passaram a fazer parte do […]
Tendências de Comunicação Interna que precisam estar no seu planejamento
André Franco (*) O primeiro trimestre do ano passou e já dá sinais de quais tendências de Comunicação Interna irão se confirmar nos próximos meses. Antes de partirmos para as tendências, temos de lembrar de um ponto-chave (e que permeia toda a nossa conversa): o planejamento. Pode parecer óbvio, mas não é! Isso porque apenas […]
Comércio online cresce enquanto lojas físicas seguem fechando portas
Quem anda pela região comercial das grandes cidades brasileiras já deve ter percebido uma triste realidade: Com a pandemia, diversas lojas fecharam suas portas e placas de “aluga-se” ou “passa-se o ponto” estão muito mais em evidência nas ruas do que os famosos letreiros de grandes marcas conhecidas do público. Para se ter ideia, Minas […]
Escola do futuro envolve robótica, gameficação e laboratórios virtuais
Em estudo publicado recentemente, Paulo Vicente, professor associado da Fundação Dom Cabral, a nona melhor escolha de negócios do mundo segundo ranking da revista Financial Times, apresenta o conceito de escola estúdio como o futuro da educação. Segundo ele, é provável que as escolas do futuro funcionem de maneira parecida com estúdios de televisão ou […]
Alerta sobre as táticas de perseguidores digitais (stalkers)
A Avast, líder mundial em segurança digital e privacidade, faz um alerta sobre as táticas mais usadas por perseguidores digitais para aterrorizar suas vítimas e recomenda como evitá-las. No Brasil, o número de ataques de stalkerware e spyware cresceram 268% nos meses de janeiro e fevereiro, quando comparado com o mesmo período de 2020 antes […]
Alta responsabilidade: as 7 características de um CEO de sucesso
Marcos Sardas (*) Ser o CEO de uma marca ou empreendimento não é uma tarefa fácil. Mas isso não é novidade, afinal esse é o cargo com maior nível hierárquico e organizacional dentro de uma empresa. É o que os empresários mais tradicionais costumavam chamar de Presidente ou Diretor Executivo. Ou seja, é a pessoa […]
Chatbots são os novos aliados das marcas no relacionamento com os usuários
Impulsionadas pelos efeitos da Covid-19, as empresas estão gradativamente implementando tendências tecnológicas em suas operações, incluindo assistentes virtuais. De acordo com o relatório “Assistentes virtuais na comunicação da marca”, da Minsait, empresa da Indra, a pandemia fez com que pequenas e grandes empresas evoluíssem outras formas de comunicação com clientes e funcionários, apostando nos assistentes […]
Como reforçar uma cultura éticas nas empresas
Renato Almeida dos Santos (*) Combater os atos antiéticos é um dos desafios de qualquer organização comprometida com boas práticas de governança corporativa e com o desenvolvimento sustentável do negócio. De acordo com o artigo de Leonardo Flach, os atos antiéticos são comportamentos que não estão em consonância com princípios que regem os valores do […]