Artigos
setembro 09, 2020
129 views 5 mins 0

Startups em logística: um novo negócio

Alessandra de Paula (*) O setor logístico é, por origem, um setor extremamente dinâmico. Essa característica faz com que possamos considerar que todas as mudanças ocorridas no mundo irão, de uma forma ou de outra, afetar seus processos. As mudanças mais significativas no setor se referem, principalmente, àquelas decorrentes no âmbito da tecnologia. Novas tecnologias […]

Artigos
setembro 09, 2020
113 views 4 mins 0

As big techs correm riscos?

Vivaldo José Breternitz (*) Chamamos de Big Techs as maiores empresas de tecnologia da informação que dominam o ciberespaço desde os anos 2010; dentre elas se destacam a Amazon, Apple, Facebook e Google. Elas estão nas manchetes mais recentes, quer por seus extraordinários lucros, alavancados pela pandemia, quer pelas preocupações que vem despertando em razão […]

Artigos
setembro 08, 2020
136 views 4 mins 0

Pós-pandemia: instabilidade traz novas ameaças que exigem agilidade

Paulo Nascimento (*) Empresas de todas as partes do mundo vivenciam diariamente o que aprendemos a chamar de Revolução Industrial 4.0. E aprenderam, ou ainda estão aprendendo, a integrar algumas tecnologias emergentes ao contexto do seu negócio. Com isso, termos como Inteligência Artificial, Blockchain, Internet das Coisas (IoT), drones e robôs, ganharam participação no vocabulário […]

Artigos
setembro 04, 2020
124 views 5 mins 0

Como acabar com a cultura dos fins que justificam os meios?

Eduardo Masulo (*) À medida que postos de trabalhos são fechados, a informalidade aumenta de forma acelerada e deixa milhares de brasileiros à deriva. O que esse aumento tem a ver com a segurança? Tudo, pois a informalidade nasce de uma dificuldade inicial na qual as pessoas buscam simplesmente sobreviver. Porém, qual o limite entre […]

Artigos
setembro 04, 2020
116 views 6 mins 0

Marketing após pandemia: o que esperar?

Allyson Chiarini de Faria (*) O mundo que conhecíamos pré-pandemia já não existe mais. As pessoas mudaram a forma de pensar e de consumir, e isso já está contribuindo para moldar o futuro do marketing. Neste momento de transição entre o marketing habitual, em que empresas realizavam ações físicas e digitais que se complementavam, para […]

Artigos
setembro 03, 2020
112 views 4 mins 0

Conveniência x Segurança: pandemia deixa lições a desenvolvedores

Geraldo Bravo (*) Como as empresas estão fazendo para corrigir vulnerabilidades exploradas pelos hackers. Desde que as empresas começaram a enviar seus funcionários para trabalhar remotamente, os profissionais de segurança tiveram que se familiarizar a uma série de ataques cibernéticos que passaram a ser mais frequentes e a vulnerabilidades que se sobressaíram durante a crise, […]

Artigos
setembro 03, 2020
100 views 4 mins 0

Como a pandemia mudou o cenário de cibersegurança

Jun Ueda (*) Na mesma proporção em que o cenário de adversidade pode reforçar o lado bom das pessoas, este também pode intensificar más intenções. Cibercriminosos foram rápidos em aproveitar uma nova oportunidade de agir – isso pode ser notado no crescimento de softwares maliciosos e golpes de phishing (tentativa de obter informações confidenciais, como […]

Artigos
setembro 02, 2020
128 views 5 mins 0

Startups no Brasil: o mercado está aquecido

Julian Tonioli (*) O número de startups aumentou mais de 500 por cento em oito anos, com vários negócios inovadores. Em tempos de pandemia, grandes empresas aceleraram o investimento digital, impactando na busca por este modelo de negócio escalável e repetível. Prova disso foi a aquisição, recente, de startups pela Natura, Nubank, Stone e Magalu, […]

Artigos
setembro 02, 2020
126 views 5 mins 0

Pandemia e crise: o que acontece com a moda?

Ana Julia Büttner (*) A moda é considerada um dispositivo social e uma forma específica de mudança. O modo como coordenamos e usamos as roupas e acessórios permite uma comunicação pessoal, uma demonstração da nossa própria identidade. A autoimagem é considerada como um valor pessoal importante nesta construção, escolhemos nossos produtos para refletir quem realmente […]