De acordo com o estudo “OTRS Spotlight: IT Service Management 2023”, quando o assunto é automação de processos, 52% das empresas brasileiras já estão incorporando as ferramentas necessárias e dispondo de experiência em seu uso.
Segundo o relatório, entre os segmentos que mais têm demonstrado interesse em implementar soluções automatizadas, está o varejo. Neste cenário, Henrique Magalhães, Chief Data Officer (CDO) do market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios comerciais e residenciais, lista três benefícios que a automação traz para os negócios. Confira:
- Otimiza a precificação e mix de produtos – No varejo, ter um bom mix de produtos e uma precificação adequada é crucial para que o estabelecimento tenha retorno positivo. Neste aspecto, Magalhães afirma que, por meio da precificação e a sugestão de mix de produtos automatizados, é possível, tendo como exemplo o próprio market4u, aumentar em 1,5% a média das margens nas operações e expandir o faturamento em 10%.
“A Inteligência Artificial (IA) proporciona o uso de informações precisas, promovendo processos que podem expandir a satisfação dos consumidores e a lucratividade das empresas”, comenta o executivo.
- Proporciona segurança – Por meio do uso de um sistema de monitoramento atrelado a IA, o market4u conseguiu reduzir em 80% as transações com cartões fraudados. “Toda a jornada de compra é monitorada por câmeras que operam em conjunto com softwares de IA, que detectam quando uma anomalia ocorre no fluxo de aquisição de mercadorias”, explica.
- Fomenta a saúde das lojas – Segundo o especialista, a automatização também pode ser aplicada à gestão dos estabelecimentos de modo a aumentar o índice de saúde das lojas. “O uso de tecnologia viabiliza o diagnóstico antecipado de problemas operacionais, possibilitando que o gerente faça interferências que assegurem a sustentabilidade do negócio”, explica o CDO do market4u.
Vale destacar que o market4u, reduziu em 90% o índice de fechamento de lojas através da previsibilidade de saúde do PDX. Ainda, para o especialista, investir em automação é proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
“É um recurso que as corporações podem utilizar para oferecer agilidade, comodidade e facilidade para que a vida seja aproveitada com menos burocracia e mais tempo para aquilo que nos faz feliz”, finaliza. – Fonte e outras informações: (https://market4u.com.br/).