188 views 4 mins

Smart Grids: alternativa para redução de contas de luz

em Negócios
segunda-feira, 03 de junho de 2024

Nos últimos anos, os brasileiros têm enfrentado aumentos frequentes na conta de luz. De acordo com dados da Aneel, desde 2021, o custo da energia tem subido acima da inflação, e para 2024, a projeção está sendo 5,6% acima do esperado.

Diante desse cenário de contas de luz acima da média pesando no bolso do brasileiro, as Smart Grids surgem como uma promissora alternativa para reduzir esses gastos e otimizar o uso de energia elétrica.

Thalita Moschini, coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera, explica que as Smart Grids, ou redes elétricas inteligentes, são sistemas de distribuição de energia que integram tecnologias avançadas de comunicação, monitoramento e controle, de forma inteligente, eficiente, íntegro e seguro, por meio de aplicativos e medidores inteligentes, monitorando a produção de energia e consumo, assim como as tarifações.

“As informações armazenadas criam uma base de dados, que pode ser verificada e acessada, de forma remota e em tempo real, assim como criando um material de pesquisa, possibilitando traçar estratégias futuras de melhorias”, ressalta. Essa tecnologia inteligente utiliza sensores e medidores para coletar dados em tempo real sobre o consumo de energia.

“As informações mapeadas são transmitidas para os fornecedores de energia, que podem ajustar a oferta de eletricidade de acordo com a demanda real, evitando desperdícios e aumentando a eficiência do sistema.
Além disso, as Smart Grids possibilitam a integração de fontes de energia renovável, como solar e eólica, de forma mais eficaz, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e contribuindo para a sustentabilidade ambiental”, acrescenta a professora.

A engenheira elétrica aponta que um contraponto da implantação das Smart Grids é que está traz alguns desafios em sua geração, distribuição e todo setor elétrico, ressaltando a importância na garantia de uma rede elétrica eficiente, confiável, eficaz e sustentável.

Dentre os maiores desafios desta tecnologia, estão: criar redes seguras, contra os ataques cibernéticos; investimentos em diversas áreas, destacando a pesquisa e infraestrutura; diminuição dos custos de implantação; mão-de-obra especializada; crescimento no fluxo de dados; aumento de investimentos; criar política públicas para sua implementação, criando leis e parâmetros regulatórios, entre outros.

“Com as Smart Grids, as residências não apenas economizam em suas contas de luz, mas também ganham em autonomia e consciência energética, tornando-se verdadeiros pilares de sustentabilidade em nossa sociedade.”, finaliza a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera.

Confira as vantagens na utilização das Smart Grids:

  • Custo operacional – redução nos custos operacionais, com as informações é possível elaborar estratégias que otimizem a produção de energia, assim como o seu fornecimento, diminuído os desperdícios, evitando e identificando falhas, criando estratégias, entre outros;
  • Acesso remoto – gerenciamento de maneira remota, possibilitando ações assertivas com base nos dados coletados;
  • Geração Bidimensional – o consumidor tradicional podendo ser o gerador de energia através da autogeração, como por exemplo: fotovoltaica, eólica, biomassa, entre outros;
  • Economia de baixo Carbono, Mercado livre de energia – Desenvolvimento de novas pesquisas; novos modelos de negócios, entre outros. – Fonte e mais informações: (https://www.anhanguera.com).