Atrair e converter novos clientes tem se tornado cada vez mais desafiador para todos os setores, e a área da saúde não está isenta desse cenário. Pensando na melhoria desse quadro, é essencial que exista qualidade e praticidade nos sites das empresas do ramo, com um design voltado à experiência satisfatória do usuário (UX).
De acordo com pesquisas recentes da Salesforce, para aproximadamente 95% dos brasileiros entrevistados, a experiência do usuário é tão importante quanto a qualidade de um produto ou serviço adquirido. Além disso, 76% dos entrevistados esperam que os fornecedores entendam suas respectivas necessidades e expectativas.
Segundo Eduardo Rodriguez, CEO da M.SEO, as empresas que entendem e colocam em prática o papel do UX, zelando por uma navegação intuitiva e um design responsivo, vão atrair mais clientes. “Quando o usuário se sente acolhido, percebe que teve sua dúvida compreendida e a navegação no site é prática, seja por computador ou celular, ele vai ficar satisfeito.
Ninguém se sente confortável utilizando um navegador lento, difícil de entender e um design que não condiz. É essencial unir praticidade, agilidade e qualidade”, explica.
. O que é oferecer uma experiência ao público – Quando o empresário disponibiliza uma boa experiência ao seu público em seu site, é possível trazer mais consumidores, como novos leads que gostaram da experiência do site, fidelizar os atuais clientes, aumentar o valor dos seus produtos e serviços e economizar os recursos do seu negócio.
“O site precisa ser simples, prático e rápido, mas que cause emoção no público e que tenha, de forma clara, os botões para ações importantes”, ressalta o CEO. Com a utilização do UX, o dono ou dona de clínica precisa calçar os sapatos do cliente e fazer uma avaliação profunda para entender se a experiência e o produto ou serviço que está oferecendo são realmente satisfatórios.
A opinião sincera dos sócios, dos usuários que utilizaram a plataforma e até mesmo a contratação de uma consultoria pode contribuir. Nada é tão bom que não possa melhorar.
. Como efetuar melhorias na prática – Para a aplicação contínua de melhorias, é imprescindível coletar dados do seu público, como faixa etária, gênero, motivo de acesso ao seu conteúdo e necessidades que a pessoa possa ter. Feito isso, o consultório deve analisar as informações dos usuários e entender como seus serviços podem ajudá-los.
É fundamental analisar também projetos antigos e o motivo de não terem dado certo. Em algumas situações, um projeto antigo não foi assertivo porque não se conectava à necessidade dos clientes. Nesse momento, pode ser possível corrigir a rota.
A satisfação do usuário não apenas melhora a captação e fidelização de pacientes, mas também fortalece a reputação da clínica no mercado. Oferecer uma experiência de navegação prática, intuitiva e acolhedora é essencial para criar conexões e incentivar recomendações.
“A implementação contínua de melhorias, baseada em dados e feedbacks, garante que a experiência do paciente seja sempre a melhor possível, consolidando clínicas como referências em suas áreas de atuação”, finaliza Eduardo. – Fonte e mais informações: (https://mseo.com.br/).