166 views 4 mins

Publicidade em marketplaces deve crescer 550% até 2023

em Negócios
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

A Enext, empresa do grupo WPP focada em soluções para negócios digitais, realizou um estudo que revela uma previsão de crescimento de 550% no investimento de publicidade nos marketplaces brasileiros até 2023, alcançando uma receita total de R$ 2,6 bilhões. O resultado é bem acima dos números alcançados no ano passado, quando foram investidos R$ 400 milhões em ações de marketing neste canal.

O relatório também indica que, se as expectativas forem atingidas, o montante investido representará mais de 10% dos gastos com marketing digital das empresas, e ainda que cerca de 60% das vendas no varejo serão influenciadas de alguma maneira pelos marketplaces digitais. Como a demanda aquecida por estratégias de publicidade nos marketplaces já vem sendo notada desde o ano passado, a Enext conseguiu traçar estratégias que levaram seus clientes a crescerem mais 350% acima do mercado, que apresentou crescimento de 122% em 2020.

“Sabemos que esse aumento vem de acordo com o interesse das marcas em anunciar produtos na plataforma. Apenas em 2020 desenvolvemos diversas campanhas, entre elas para a Colgate, Bauducco, BMW, Jequiti, Stanley Black & Decker, entre outras”, comenta Gabriel Lima, CEO da Enext. Essa é uma tendência que as marcas precisam adotar daqui para frente como estratégia de vendas. Grandes exemplos são a Amazon Ads que já é a terceira maior mídia digital dos USA, com participação de 9% do investimento total em marketing digital no último ano, e o Alibaba que é a maior mídia digital da China, ambos marketplaces.

O e-commerce já tinha a função de conversão em vendas. Os marketplaces, por outro lado, oferecem uma visibilidade maior dos produtos, uma vez que os consumidores não utilizam mais os tradicionais sites de buscas, preferindo procurar diretamente nas plataformas o que precisam. Isso acontece porque os marketplaces possuem uma grande base de consumo, o que resulta numa assertividade maior na segmentação das campanhas, atendendo o interesse real de compra. “Essa prática tende a impulsionar ainda mais as vendas. É bom tanto para os sellers, que buscam visibilidade para os seus produtos, quanto para para o próprio marketplace”, avalia.

Antevendo o aumento da demanda no setor, a Enext também lançou, há um ano, o Centro de Excelência em Marketplace (CEM), tornando-se a primeira empresa do grupo WPP no Brasil, maior conglomerado mundial de marketing e publicidade, com um conhecimento especializado em marketplaces. A capacitação técnica para o desenvolvimento do Centro foi realizada na Amazon Center of Excellence (ACE) da WPP, em Seattle, sede da Amazon nos Estados Unidos.

“Nossa proposta é ajudar as marcas a entender como ganhar mais relevância nos marketplaces e operacionalizar as suas vendas”, comenta Lima. Toda a estratégia da Enext é baseada na publicidade do produto, consultoria para o lançamento da loja que envolve a parte de integrações, definição do mix de produtos e precificação, seguido pela definição do conteúdo, com a indicação de fotos, categorização e descrição de produtos.

Já a etapa de visibilidade abrange toda a estratégia de publicidade – com a definição do plano de mídia envolvendo tanto a frente de awareness como de performance. Por fim, há o acompanhamento e análise dos resultados de cada etapa. “Existe muito espaço para as marcas aumentarem sua visibilidade nos marketplaces. Aquelas que investirem de imediato têm mais chances de aproveitar esse crescimento e se promover com a nova solução de branding” finaliza. – Fonte e outras informações: (www.enext.com.br).