200 views 3 mins

PIX permite que redes varejistas implementem o crediário no e-commerce

em Negócios
quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Todas as pessoas que possuem vínculo com alguma instituição financeira já se depararam com propagandas sobre o PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), que será lançado oficialmente no dia 16 de novembro. A solução permitirá a transferência de dinheiro e a realização de pagamentos para pessoas físicas e empresas em até dez segundos, 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados.

Por conta dessa maior facilidade, a novidade também deve alterar a dinâmica do varejo nacional, com lojas podendo incluir a possibilidade dos clientes comprarem via crediário no próprio e-commerce. De acordo com Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, empresa que conta com um sistema de gestão on-line voltado ao crediário de redes varejistas, o PIX deve finalmente facilitar a vida de consumidores que ainda não dispõem de cartão de crédito e desejam parcelar compras no e-commerce, via crediário.

“Nos últimos anos, algumas marcas já vinham sinalizando a intenção de implementar essa possibilidade no ambiente digital. Hoje, geralmente as compras só podem ser feitas por cartão de crédito ou boleto bancário. Certamente, o PIX é o empurrão que faltava para que o crediário também possa ser disponibilizado aos clientes em suas compras nas lojas virtuais”, avalia, ao explicar que a ação é essencial para a sustentabilidade das redes no futuro, uma vez que o PIX tende a diminuir a frequência dos clientes na loja, já que os pagamentos do crediário poderão ser efetuados a distância pelo smartphone.

Schneider esclarece ainda que o PIX também será uma ótima ferramenta para as redes varejistas avançarem o plano de fidelização junto aos consumidores que tendem continuar preferindo ir até a loja física. “Para atrair essa clientela, os lojistas devem investir mais do que nunca em ideias criativas, levando a loja para dentro das suas casas. Algumas ações promocionais, por meio de mensagem no celular, como a concessão de brinde no ato do pagamento da parcela ou cupons de desconto com validade de 30 dias podem ser interessantes para incentivar o público a comparecer na loja”, relata.

Em sua visão, as redes varejistas terão muito mais tranquilidade para fazer a cobrança de eventuais atrasos, já que o consumidor terá a opção de realizar o pagamento a qualquer momento, sem a necessidade de ir à loja. “Com isso, o velho chavão “passo amanhã para acertar” feito por uma parcela dos clientes deve diminuir de forma considerável”, conclui. Fonte: (https://meucrediario.com.br/).