CEO da SIS Consultoria explica o que costuma ajudar uma clínica a atrair muitos clientes
A ideia de montar um consultório, na maioria das vezes, pode ser vista como um desafio, uma vez que é preciso perseverança e habilidade para captar bons clientes e sobreviver com sucesso no mercado. Existem algumas variáveis, porém, que podem ajudar uma clínica odontológica a se destacar.
De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, a concorrência está cada vez mais acirrada, por isso é importante que o empreendedor da área alinhe todas as variáveis do seu negócio com o perfil do público-alvo. “Quanto mais coerência e sinergia existirem entre essas variáveis, mais fácil será para os clientes encontrarem e entenderem a proposta de valor do negócio”, orienta.
Feltrim destaca que é preciso prestar atenção a diversos detalhes que, somados, fazem muita diferença na visão que se tem de uma clínica. “Do produto oferecido à localização e equipe, tudo conta pontos para que um cliente opte por seu trabalho no lugar do trabalho de um concorrente”, afirma.
Confira oito variáveis importantes para o sucesso de um consultório, segundo Feltrim:
Produto: O que você oferece junto ao seu produto ou serviço central é um diferencial ou é o mesmo que as outras clínicas oferecem? Pois se for igual, a chance de não atrair clientes aumenta, de acordo com o especialista.
Ponto: Ele precisa ser condizente ao que você vende. “Se você oferece um produto premium¸ o seu ponto precisa condizer com o nível desse produto. Faça uma análise de onde está localizado e se faz sentido com o nível daquilo que você oferece”, orienta.
Preço: Se o seu produto é premium, a sua clínica está num ponto premium, mas o seu preço é popular, a falta de concordância provavelmente gerará estranheza e irá repelir clientes, segundo Feltrim.
Pessoas: O especialista explica que o que se vende precisa estar alinhado não apenas ao ponto e ao preço, mas também às pessoas. “É preciso verificar se o público que está atendendo condiz com esses aspectos”, alerta.
Processos: Para garantir que o serviço está pronto para entrega, é fundamental ter definidos todos os processos necessários. “Isso inclui ter uma Central de Relacionamento com Cliente que consiga atender e interagir. Além disso, é importante ter anotado todas as formas de cobrança que você utiliza, bem como todos os meios de comunicação”, afirma. E isso é apenas uma das variáveis dos processos, é importante que todos de sua clínica sejam padronizados e definidos.
Propaganda: Precisa ser bem elaborada e diferenciada, pois é o principal meio de divulgação do negócio. “Não basta fazer mais do mesmo na internet. É preciso entender as necessidades dos clientes, mostrar como você pode ajudá-lo. O tráfego pago, se o utiliza, precisa ser feito de maneira estratégica, conhecendo a persona para anunciar corretamente”, explica. Considere também todos os meios de propaganda onde seu cliente te enxergue e nunca confie somente em uma forma.
Produtividade e contratações: É importante analisar o setor financeiro e entender se a contratação será capaz de aumentar a produção e, consequentemente, a receita financeira da clínica. “Caso contrário, não vale a pena fazer novas contratações, pois em algum momento essa conta não vai fechar”. Neste item também vale a pena analisar se sua clínica produz todo o potencial que pode ou se ainda tem formas de aumentar sua produtividade.
Evidências físicas: É essencial mostrar ao cliente que você é capaz de entregar o que promete. “Ou seja, se vende clareamento dental, é importante que seus próprios dentes estejam clareados, para que o cliente possa ver que você é um bom exemplo do resultado que ele pode esperar”, conclui Feltrim.