Em um mercado cada vez mais competitivo, marcas que investem em produtos para aprimorar a experiência do cliente se destacam
Seja em um passeio pelo shopping ou pelas ruas, é possível notar que as marcas estão cada vez mais empenhadas em instigar o cliente para que ele entre em suas lojas e, claro, se encante pelo ambiente e seus produtos. Com o objetivo de influenciar a experiência de compra do consumidor, empresas estão adotando estratégias que envolvam parte ou todos os cinco sentidos.
A visão continua sendo a principal forma de atração, mas os outros sentidos — tato, olfato, paladar e a audição — estão se destacando entre as marcas, que são fortalecidas pelo marketing sensorial, entrando como uma ferramenta para auxiliá-las a entregarem aos clientes opções que estimulem os sentidos corretamente. Dados da Entertainment Media Research, 87% dos consumidores aceitam pagar mais por uma experiência melhor de consumo e 82% afirmam que músicas e fragrâncias têm o poder de transformar o humor.
Um exemplo desse investimento é a Magnólia Papelaria, criada no ano 2018, em Brasília, pelos sócios Julia Hueb, Igor Vendas, Fillipe e Thiago Janiques, que traz para a rede uma experiência sensorial e tem conquistado clientes fiéis que buscam não apenas produtos de qualidade, mas também uma jornada que envolva todos os sentidos. A marca investe fortemente em design com itens multifuncionais e muitos deles focam o olfato com fragrâncias de florais e frutados.
“Personalização e aromas são peças-chave que usamos para fazer com que cada interação com a Magnólia Papelaria seja única. Como exemplo, esse ano fechamos uma parceria com a Acqua Aroma, empresa especializada em experiências olfativas. Estamos comprometidos em sempre buscar por inovações para entregar aos consumidores produtos que sejam inesquecíveis de diferentes formas. O marketing sensorial é uma técnica que vem para tornar essa experiência de compra completa, onde o cliente encontra um ambiente agradável, produtos diversos que estimulam o seu dia a dia com preço justo”, explica a sócia-fundadora e diretora criativa da marca Júlia Hueb.
Os sentidos quando aplicados da maneira certa são instrumentos de vendas poderosos, que podem ser decisivos, principalmente em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas e buscando informações antes de concluírem suas compras.