A pandemia de Covid-19 modificou a maneira como exercemos uma série de atividades cotidianas. Tarefas simples como trabalhar, ir ao supermercado ou estudar precisaram ser drasticamente alteradas, se adequando a um contexto de prevenção e isolamento social.
Mais de dois anos depois, as coisas aos poucos voltam ao normal. Apesar disso, mudanças causadas pela pandemia deixaram marcas profundas na maneira como vivemos. Elementos antes ignorados tomaram protagonismo, apontando novos caminhos a serem seguidos.
A situação foi ainda mais difícil para os pequenos. Adultos podem não gostar, mas conseguem compreender a necessidade de ficar em casa. Para crianças, por outro lado, o isolamento social apresentou um desafio pesado demais para suas compreensões.
Jogos online e o público infantil
Segundo dados da Pesquisa Games Brasil, metade dos “gamers” brasileiros passaram a jogar mais durante a pandemia. Isso não é surpreendente, afinal de contas a necessidade do isolamento social trouxe consigo a busca por entretenimentos eletrônicos.
Isso é verdade tanto para crianças quanto para adultos, o que explica o crescimento da indústria dos jogos eletrônicos mesmo diante de um momento de crise econômica globalizado. Sem poder sair, os meios digitais se tornaram grandes aliados dos pequenos.
E a importância dos jogos eletrônicos e online vai além do entretenimento! Não poder comparecer presencialmente à escola fez com que fossem ampliadas possibilidades educacionais por meio da internet, aliando tecnologias do nosso tempo com a aprendizagem.
Nesse cenário, jogos infantis online ganharam protagonismo. Em busca de maneiras de entreter e ensinar suas crianças, pais e tutores passaram a buscar brincadeiras digitais para os pequenos. Naturalmente, a consequência foi um crescimento nos jogos online.
Jogos online e a aprendizagem
A utilização de jogos para a aprendizagem não é algo novo. Mesmo antes do advento dos meios eletrônicos e da internet, brincadeiras educativas eram algumas das formas mais frequentes de se passar conhecimentos, tanto em escolas quanto em casa.
Mesmo quando falamos de jogos digitais, isso continua sendo verdade. A educação e o entretenimento andam de mãos dadas desde os primórdios da indústria, ainda nos anos 1970. O que a pandemia de Covid-19 fez foi voltar a jogar os holofotes nesse papel.
Jogos online, sejam eles aqueles feitos exclusivamente para plataformas digitais ou os que são adaptações de brincadeiras clássicas, ajudam no desenvolvimento de habilidades. O jogo da velha online, por exemplo, pode contribuir significativamente para a aprendizagem.
Aprimoramento da memória, melhoria na tomada de decisões, desenvolvimento de noções especiais e coordenação motora são só alguns dos benefícios proporcionados por esse jogo clássico. Assim como na versão física, a forma digital carrega todos os benefícios.
Oportunidade de negócios
“Toda crise é uma oportunidade” é um jargão muito comum no mundo dos negócios. Apesar de existir certo cinismo nessa frase, a verdade pragmática que ele menciona é real. Qualquer situação que mude consideravelmente a nossa forma de viver traz consigo novas chances.
No caso da pandemia, voltou-se a prestar atenção nos meios eletrônicos como forma de oferecer entretenimento e educação, especialmente para crianças. Expandiu-se um mercado já existente, mas o qual nunca antes havia tido tanta importância no cotidiano das pessoas.
Como consequência, novas oportunidades de negócio surgiram. Como citado anteriormente, não é surpresa que a indústria de games tenha sido bem-sucedida em um momento em que outras falharam, o que demonstra na prática o crescimento desse mercado.
Empreender em negócios que envolvem o entretenimento e a educação de crianças no meio online é uma tendência que não deve ser ignorada. Com criatividade e ousadia, é possível oferecer produtos e serviços adequados a um público-alvo que precisa deles.
A pandemia de Covid-19 parece felizmente estar sob controle, mas a mudança no cenário comercial causado por ela se manterá. Os benefícios de usar jogos online para ensinar e entreter foram redescobertos e eles não estão prontos para voltarem para a gaveta.