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Estratégia de vendas inclui treinamento e consciência comercial

em Negócios
terça-feira, 15 de outubro de 2024

Vender mais deveria ser o objetivo de qualquer empresa que deseja crescer e ser bem sucedida. A área de vendas em um negócio é responsável por prospectar, converter, acompanhar o pós-venda e obter lucro, entre outras coisas, mas nem sempre é valorizada como deveria. E os resultados, por sua vez, podem não ser os mais desejados.

A terceira edição da pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, com o apoio da TOTVS, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos, mostrou que as empresas brasileiras enfrentaram dificuldades para bater suas metas de vendas em 2023. A maior parte delas, 74%, não tiveram os resultados esperados. Mas como investir em uma estratégia de vendas que funcione?

Segundo Jhonny Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, as vendas devem ser o centro de qualquer negócio. “Quando algo é colocado acima delas, isso mostra uma falta de entendimento sobre sua importância. Empresas que nascem com a mentalidade de vendas têm mais chances de crescer rapidamente. Já aquelas que não têm esse foco demoram para perceber que um departamento de vendas é essencial”, afirma.

Atualmente, são muitos os canais que permitem que uma área de vendas trabalhe, como redes sociais, eventos e indicações proativas na base de clientes, entretanto poucos aproveitam essas estratégias de forma consistente e eficaz.

O fato é que nenhuma tática funcionará se não houver uma base sólida. Isso significa ter plena consciência comercial, investir em um treinamento de qualidade e contar com um time de vendas bem preparado. Essas são as peças fundamentais para garantir o sucesso nas vendas.

Jhonny ressalta a importância da empresa contar com vendedores bem treinados e com uma mentalidade voltada para o sucesso. Para ele, existem três características principais que devem fazer parte do perfil de um bom vendedor: resiliência e persistência, controle mental e poder de comunicação.

“Quando falamos em gerir emoções é sobre manter uma mentalidade positiva e focada no crescimento. Além disso, um bom vendedor precisa ser persistente e muito resiliente porque nem sempre as coisas sairão do jeito desejado ou no tempo previsto”, afirma.

O executivo argumenta que é mais eficaz ensinar um vendedor sobre seu produto ou serviço do que tentar fazer o contrário. “Um bom vendedor sabe gerir suas emoções e entender o processo de venda. Para questões técnicas que ele não saiba responder na hora, ele pode dizer: “Vou trazer essa resposta para você com a ajuda de um especialista”.

Normalmente, clientes perguntam sobre prazos, valores e cancelamentos, assuntos que um vendedor treinado pode facilmente tratar. – Fonte e outras informações (https://souserac.com/).